Empresas
Vibra encerra, oficialmente, joint venture com Americanas
Empresa atua em Transporte de Líquidos.
A Vibra Energia (VBBR3) concluiu o encerramento da joint venture com a Americanas SA (AMER3) no segmento de conveniência.
O encerramento envolveu o pagamento de R$ 192 milhões à varejista, devido à diferença no valor dos negócios, e a separação completa dos respectivos negócios de conveniência.
Como resultado, as lojas de pequeno varejo retornaram aos sócios originários, mantendo o negócio Lojas Local como uma empresa 100% pertencente à Americanas, enquanto o negócio BR Mania tornou-se uma nova empresa integralmente detida pela Vibra, mantendo o nome empresarial Vem Conveniência.
A ação VBBR3 encerrou o dia 30 cotada a R$ 23,35.
Vibra rejeita Eneva
No contexto de uma proposta feita pela Eneva (ENEV3) para uma fusão, a Vibra recusou a oferta, destacando que a relação de troca indicada era considerada injustificável pelo Conselho de Administração.
Para Ruy Hungria, da Empiricus, embora as sinergias entre as empresas fossem reconhecidas, a proposta da Eneva, que buscava uma fatia igual à da Vibra na companhia resultante, foi considerada desajustada, dado o valor de mercado inferior da Eneva em relação à Vibra naquele momento.
Apesar da recusa, a possibilidade de uma fusão ainda está em aberto, com a expectativa de que a Eneva terá que propor uma relação de troca mais equilibrada para avançar no negócio. A fusão é vista como positiva, especialmente para a Eneva, facilitando a monetização de suas reservas subutilizadas devido aos baixos despachos, mas os termos finais e a relação de troca podem influenciar a visão sobre a operação.
A Empiricus Research mantém a recomendação de compra para a Eneva, considerando os preços atuais das ações como refletindo um nível pessimista de despachos e a empresa apresentando potencial de crescimento com novos projetos.
A empresa
A Vibra, antes BR Distribuidora, foi criada em 1971 para operar a distribuição de produtos de petróleo e marketing como subsidiária da Petrobras, estatal fundada em 1953.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp