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Vibra reporta lucro maior no 4TRI23; veja
Companhia é a ex-BRDT.
No quarto trimestre de 2023, a Vibra (VBBR3) anunciou um lucro líquido de R$ 3,3 bilhões, superando significativamente os R$ 566 milhões registrados no mesmo período do ano anterior, impulsionado por recuperações tributárias, apesar de uma queda nas vendas de combustíveis, conforme relatado pela empresa nesta segunda-feira.
Como principal empresa do setor de distribuição de combustíveis no Brasil, a Vibra também alcançou um lucro líquido de R$ 4,766 bilhões em 2023, seu melhor desempenho anual desde sua abertura de capital em 2017.
“Esse resultado recorde é resultado de um desempenho operacional aprimorado, um melhor resultado financeiro e recuperações tributárias ocorridas durante o período”, afirmou a Vibra em seu relatório de resultados.
No quarto trimestre, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado, excluindo o valor da recuperação tributária extraordinária de R$ 2,6 bilhões, totalizou R$ 2,3 bilhões, representando um aumento de 54,5% em comparação com o ano anterior.
4TRI23
Apesar da redução no volume de combustíveis vendidos (-8,7%) e nas receitas ajustadas de vendas (-3,1%), para 9,17 bilhões de litros e R$ 43,8 bilhões, respectivamente, a empresa registrou ganhos no quarto trimestre.
A Vibra explicou que a diminuição no volume de combustíveis vendidos ocorreu devido a uma nova dinâmica de suprimento de diesel no mercado brasileiro, com importações do produto russo a preços mais baixos em meio à guerra na Ucrânia.
“Nesse novo cenário, a Vibra optou por se posicionar de forma diferente, inicialmente escolhendo não importar diesel russo e preferindo ampliar suas compras no mercado interno, sob a crença de que o suprimento doméstico tende a ser mais competitivo a médio e longo prazo”, declarou a Vibra.
Embora o diesel russo tenha sido uma alternativa vantajosa em alguns momentos, a empresa agiu com cautela para garantir que suas importações fossem realizadas dentro das normas internacionais estabelecidas para derivados dessa origem.
A perda de participação de mercado da Vibra ao longo de 2023 é atribuída diretamente a essa nova dinâmica de importações de diesel, especialmente das importações da Rússia. A estratégia da empresa de priorizar clientes diretos B2B e sua rede embandeirada também contribuiu para essa redução no “market share”.
Balanço
No quarto trimestre, a participação de mercado da Vibra caiu para 24,8%, uma queda de 3,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Em média, ao longo de 2023, a participação de mercado foi de 25,9%, representando uma redução de 2,4 pontos percentuais em comparação com a média de 2022.
A empresa espera que parte dessa participação de mercado perdida seja gradualmente recuperada. Além disso, a Vibra está propondo um “payout” de R$ 1,6 bilhão em dividendos e juros sobre capital próprio, o que corresponde a um “dividend yield” de cerca de 8,6%.

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