Conecte-se conosco

Tecnologia

Vigilância no smartphone: 5 passos para desmascarar espiões!

Proliferação de spywares nos dispositivos gera preocupação sobre a quantidade de pessoas que podem estar com a privacidade em risco.

Publicado

em

mulher com celular

Com a grande quantidade de informações pessoais armazenadas, não é exagero nenhum se preocupar com a possibilidade de estar sendo espionado pelo próprio aparelho celular. Pelo contrário, para muitos esse é um cuidado extremamente necessário.

Hoje em dia, com tantas facilidades oferecidas por um smartphone, as pessoas sequer usam carteira com documentos, dinheiro vivo ou cartões físicos. Tudo isso está ficando cada vez mais obsoleto, e a tendência é a mesma para os próximos anos.

Não à toa, criminosos se aproveitam dessa concentração de informações no celular para aplicar golpes ou até mesmo para instalar dispositivos espiões capazes de monitorar e roubar dados pessoais das vítimas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que 63% dos celulares estavam infectados com algum tipo de aplicativo espião entre 2020 e 2021. No Reino Unido, nesse mesmo período, o uso de plataformas ou softwares do tipo cresceu 93%. Esses dados mostram por si só que a preocupação não seria um mero excesso de cuidado, ela tem motivos plausíveis.

O que é um app espião?

É bom entender que um aplicativo espião, chamado também de spyware, é um programa que monitora todas as atividades de uma pessoa no próprio celular. Ele pode ser utilizado legalmente por empresas e pais que desejam ficar de olho nas atividades das crianças, por exemplo, ou mesmo por pessoas que desejam investigar os movimentos do parceiro numa relação conjugal.

Esse tipo de software consegue coletar informações sobre localização, mensagens, chamadas, áudio e até vídeo pela câmera do celular. No entanto, ele precisa ser instalado manualmente ou via prática ilegal, conhecida como phishing.

Geralmente, spywares não estão disponíveis em lojas oficiais de aplicativos do celular. Além disso, eles costumam ser baixados em Android, pois o iOS do iPhone não permite a instalação de apps externos.

Como saber se está sendo espionado?

Descobrir sozinho se o seu celular está sendo monitorado não é uma tarefa tão simples. Apesar disso, existem alguns detalhes aos quais se deve ficar atento para tentar identificar uma possível invasão de privacidade. Veja abaixo quais são eles:

  1. Confira todos os aplicativos que estão instalados;
  2. Verifique as permissões que os aplicativos demandam, especialmente as que dão acesso à câmera, fotos e microfone;
  3. Observe o consumo de bateria e de dados da sua internet e veja se tem algo estranho;
  4. Observe se suas mensagens aparecem como lidas sem que você as tenha lido;
  5. Veja se os ícones da câmera e do microfone aparecem como ativos sem estarem em uso.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS