Tecnologia
Vingança maluca! Jovem incendeia gabinete de congressista por bloqueio do TikTok
Adolescente que ateou fogo afirma ter sido uma represália à proibição do TikTok nos Estados Unidos.
Um incidente envolvendo a proibição do aplicativo TikTok resultou na prisão de um jovem de 19 anos em Fond Du Lac, Wisconsin, na madrugada de domingo (19).
O homem foi acusado de incendiar o escritório de um congressista na cidade, alegando que a suspensão do aplicativo motivou sua ação.
Em 19 de janeiro, mesmo dia do ocorrido, a utilização do TikTok foi bloqueada temporariamente nos EUA, fato que gerou reações adversas em alguns usuários.
No entanto, ainda no domingo, a plataforma voltou a operar após o anúncio do presidente eleito Donald Trump sobre adiar a proibição.
A promessa de Trump trouxe alívio a muitos usuários da rede social, que já contavam com o fim de sua disponibilidade no país.
Detalhes do incidente
A polícia de Fond Du Lac foi acionada por volta da 1h da manhã do último doming, após relatos de um incêndio no endereço 525 N. da Avenida Peters. O local serve como escritório para o representante republicano Glenn Grothman, que apoiou a proibição do TikTok.
Felizmente, o prédio estava vazio no momento do ataque e ninguém se feriu.
Ao chegarem ao local, os policiais controlaram o incêndio até a chegada dos bombeiros. Segundo relatos, o fogo danificou a porta de entrada e um aparelho de ar-condicionado, algo visível na imagem do local, que foi amplamente compartilhada nas redes sociais.
Escritório do republicano que apoiou o bloqueio da rede social de vídeos. (Imagem: City of Fond du Lac Fire Rescue/Reprodução)
O chefe de polícia, Aaron Goldstein, elogiou a prontidão das equipes de emergência em apagar o fogo e prender o suspeito.
Motivação e reações
O jovem, natural de Menasha, confessou ter iniciado o incêndio como reação à proibição do aplicativo. Até o momento, sua identidade não foi divulgada, mas ele enfrenta acusações criminais no condado de Fond du Lac.
O representante Grothman, que não possui conta no TikTok, expressou desconhecimento sobre as razões específicas do ataque em declarações ao FDL Reporter.
Com a decisão de Trump de reverter temporariamente a proibição, o TikTok voltou a operar no domingo à tarde. A situação reacendeu debates sobre a liberdade de uso de aplicativos e a segurança pública, evidenciando o impacto das redes sociais na vida contemporânea.

-
Cotidiano17 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia15 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades2 dias atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]
-
Curiosidades1 dia atrás
Preço do Big Mac nos Estados Unidos choca consumidores