Conecte-se conosco

Tecnologia

Vintage Digital: Apps Clássicos que Ainda Estão em Alta

Muitas destas ferramentas ainda são usadas por bastante gente ao redor do mundo.

Publicado

em

Aqueles que já mexiam na internet durante os anos 90 e o comecinho dos anos 2000 com certeza usaram alguns softwares e aplicativos clássicos para baixar músicas, conversar e reproduzir vídeos. Porém, o que muita gente não sabe é que muitas destas opções ainda se encontram ativas e funcionando em 2024.

Portanto, para refrescar a memória de muitos e trazer aquela sensação gostosa de nostalgia, nós preparamos uma lista contendo 6 nomes bastante conhecidos nos primórdios da web, e se você já tem 30 anos ou mais, com certeza deve ter utilizado algum deles.

6 ferramentas antigas que ainda funcionam bem

Como dissemos antes, há algumas ferramentas que mesmo após tanto tempo continuam funcionais e contam até mesmo com atualizações incríveis. Confira a seleção que preparamos e mate as saudades das plataformas que facilitaram a sua vida em uma época em que a tecnologia ainda engatinhava:

1. ICQ

O ICQ é considerado por muitos como o pai das plataformas de mensagens instantâneas e fez muito sucesso em território nacional na década de 90 e comecinho dos anos 2000, até ter o posto roubado pelo MSN (Messenger) que veio depois.

Desse modo, o sistema foi vendido para a Mail.ru Group, uma empresa russa em 2010 e isso lhe garantiu uma sobrevida até hoje. Porém, infelizmente, o recurso foi banido do país em setembro do ano passado, devido a denúncias envolvendo compartilhamento de pornografia infantil.

2. Winamp

Quem adorava curtir músicas em MP3 nas “antigas” com certeza já usou o Winamp para reproduzir suas faixas. O aplicativo tinha interface descolada e brigava de igual com o Windows Media Player — tocador padrão do sistema operacional da Microsoft. Apesar do sucesso, o Winamp ficou sumido por um tempo e só voltou a dar as caras após sua aquisição pela empresa belga Radionomy, em 2014.

3. Windows Media Player

Esse era o antigo tocador padrão do sistema Windows e por décadas ele fez a alegria dos apaixonados por música, já vindo instalado de fábrica na plataforma operacional da Microsoft. Inclusive, há atualizações para o produto até o Windows 10, embora já existam alternativas mais modernas para a sua função.

4. Paint

Em um tempo em que a internet era discada e, consequentemente, era bastante caro navegar por horas, essa opção fez a alegria de muitas crianças e jovens, que adoravam desenhar e colorir imagens no software. Tal funcionalidade jamais deixou de existir e está disponível no Windows 11, recebendo até mesmo diversas atualizações.

5. Napster

O Napster foi o primeiro app de compartilhamento musical da história e revolucionou a indústria musical. Mas, infelizmente, ele foi encerrado em 2001 devido a ações de cunho judicial movidas por diversas empresas, incluindo até mesmo a famosa banda de Heavy Metal, Metallica, que acusava a ferramenta de fomentar a pirataria.

Entretanto, um ano após a sentença, o Grupo Roxio trouxe-o de volta e ele passou a vender músicas aos usuários, da mesma forma que o moderno iTunes. Hoje, ele se converteu em um player voltado para o nicho de streaming, concorrendo com o Spotify.

6. FrostWire

Outro grande nome dos sistemas de compartilhamento de arquivos. Ele surgiu em 2004 visando rivalizar com o LimeWire, incluindo recursos de compatibilidade com usuários do BitTorrent e outras funcionalidades que o concorrente não possuía. Hoje, o sistema é usado para baixar conteúdo audiovisual e pode ser acessado via Android.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS