Economia
Você checou seu CPF hoje? Saiba se ele está circulando em celulares indesejados
Aprenda a identificar se o seu CPF foi cadastrado em celulares alheios através desta ferramenta simples e útil. Saiba como se proteger.
Você sabia que o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode estar sendo usado por golpistas para ativar linhas de celular em seu nome? Isso pode trazer muitos problemas, como cobranças indevidas, restrições no crédito e até mesmo envolvimento em crimes.
Por isso, é fundamental e de extrema importância verificar se o seu CPF foi cadastrado em celulares de terceiros e, se for o caso, cancelar essas linhas quanto antes.
Como consultar seu CPF
Para fazer a verificação, você pode acessar o site do Cadastro Pré, uma iniciativa das operadoras Algar, Vivo, Claro, TIM e Sercomtel em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nesse site, você pode consultar todas as linhas pré-pagas que estão ativas em seu CPF em cada uma dessas operadoras.
Basta informar o seu CPF e o site já informará uma lista completa, mencionando todas as linhas pré-pagas associadas ao seu CPF.
Caso você encontre alguma linha que não reconhece ou que não solicitou, você pode pedir o cancelamento entrando em contato com a operadora responsável pela linha e pedir mais informações sobre a origem e o histórico dessa conta.
Além disso, pode ser uma boa ideia dar entrada em um boletim de ocorrência na polícia, assim você registra o fato e consegue se proteger de possíveis consequências dos atos dos criminosos que utilizaram indevidamente o seu documento.
Verificar se o seu CPF foi cadastrado em celulares de terceiros é uma forma de proteger a sua identidade e a sua segurança. Por isso, não deixe de realizar essa consulta periodicamente, pois o site atualiza as informações exibidas a cada 30 dias.
Fique atento a qualquer sinal de fraude e lembre-se: o seu CPF é um documento de caráter pessoal e intransferível. Então, você deve cuidar dessa informação importante como se estivesse cuidando da sua vida, já que as consequências podem ser muito prejudiciais.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp