Economia
Você está usando seu ar condicionado de forma errada? saiba como economizar
Entenda como é possível otimizar o desempenho deste eletrodoméstico indispensável em tempos mais quentes.
Sem sombra de dúvidas, o ar condicionado é um dos aparelhos mais usados pelos brasileiros durante as estações mais abafadas. Essa incrível máquina consegue retirar o calor de um ambiente e resfriá-lo, deixando o local mais agradável e ameno.
Em contrapartida, tal eletrodoméstico também é responsável por um grande consumo de energia, o que pode fazer a sua fatura de luz no final do mês ficar bem mais salgada. Por isso, é importante compreender como o termostato afeta esse gasto energético em especial.
Como usar o item de forma mais econômica
Por sorte, existem algumas maneiras simples e fáceis para não abrir mão do ar condicionado e, ao mesmo tempo, economizar. Para começo de conversa, a temperatura do produto precisa estar de acordo com as cifras registradas no local onde você se encontra.
Não adianta nada estar configurando o termostato para gerar um ar mais gelado, isso não ajudará no quesito de economia. Na verdade, é bem ao contrário, afinal quanto mais frio é gerado, mais o eletrônico acaba tendo que trabalhar e consequentemente consumir.
Então, segundo experts no assunto, é aconselhável manter os números em 23°C, apesar dessa cifra poder variar em alguns casos. Outro fator que pode afetar isso é o tamanho efetivo do ambiente que a pessoa deseja refrescar.
Por exemplo, caso o espaço seja menor, então a temperatura informada pode ser a melhor. Já se tratando de espaços maiores, pode ser interessante diminuir os números do marcador pelo menos por algum tempo. Impedir a entrada de sol também pode ser uma prática eficiente para maximizar a eficácia do seu eletrodoméstico.
Lembrando que, quanto mais antigo for o objeto, maiores serão as quantidades de eletricidade que ele precisará para operar. Modelos mais novos geralmente apresentam uma tecnologia melhor e com alguns gadgets especialmente voltados para poupar luz.
Agora, outra prática bastante subestimada e até mesmo ignorada pelos proprietários deste tipo de aparelhagem é a limpeza frequente. Sujeira e demais impurezas retidas por muito tempo podem afetar a eficiência do utensílio e até mesmo comprometer suas peças.
Grandes camadas de poeira acumuladas conseguem travar a passagem de ar, gerando até mesmo um superaquecimento dos sistemas e diminuindo a vida útil do produto. Por fim, manter o seu ar condicionado sempre limpo é fundamental para garantir um melhor funcionamento.

-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI
-
Criptomoedas1 dia atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Tecnologia1 dia atrás
Microsoft integra Grok 3 ao Azure
-
Tecnologia11 horas atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco