Conecte-se conosco

Economia

Você ficará chocado: aparelhos que consomem mais energia que geladeira e TV

Existem itens domésticos que são verdadeiros vilões do consumo.

Publicado

em

A conta de luz é uma eterna preocupação na mente e no bolso de muitos brasileiros. Portanto, é sempre bom tentar economizar ao máximo para não levar sustos no final do mês. Agora, se na sua casa você possui os três aparelhos dos quais vamos falar hoje, saiba que eles são grandes consumidores de energia.

Geralmente, a geladeira e a televisão são apontados como os maiores responsáveis pelo aumento na fatura energética, mas existem outros nomes que conseguem ser ainda piores. Porém, a questão da economia não deve ser pensada somente pelo fator financeiro, mas também devido à sustentabilidade.

Todos nós, como seres humanos que vivem e consumimos recursos do Planeta Terra, temos a obrigação de fazer a nossa parte e contribuir para a minimização dos impactos da nossa presença aqui. Somente assim poderemos garantir um bom futuro para nossos descendentes.

Quais são os maiores vilões da conta de luz?

Conforme uma pesquisa conduzida pelo laboratório Lawrence Berkeley, os dispositivos que consumiam mais energia mesmo quando não estavam em funcionamento são os notebooks, computadores de mesa no geral e decodificadores.

O decodificador de televisão, apesar de ser pequeno, precisa de grande quantidade de energia para funcionar, ainda mais quando é utilizado para gravar programas na TV. Portanto, especialistas aconselham a desligá-lo da tomada quando ele não estiver sendo necessário.

Seguidamente, tanto os computadores convencionais como os notebooks também precisam de atenção redobrada por aqueles que desejam economizar na conta de luz. De acordo com informações oficiais, um notebook tem a capacidade de consumir até 8,9 kilowatt-hora quando conectados na tomada.

Enquanto isso, esse percentual é capaz de chegar a 21,2 kilowatt-hora mesmo quando os desktops estão em estado de hibernação. Logo, recomenda-se também desligá-los por completo quando tais objetos não estiverem em uso efetivo.

Por fim, é essencial mudar alguns hábitos de modo a diminuir os gastos energéticos. Efetuar o desligamento de aparelhos que não estamos usando pode fazer bastante diferença na hora de conferir os valores da conta de luz ao final do mês, além de contribuir para a redução de danos ambientais.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS