Conecte-se conosco

Tecnologia

Você foi vítima de fraude? Veja se seu CPF foi usado para registrar linhas pré-pagas

Publicado

em

Manter certos cuidados com o próprio número de Cadastro de Pessoas Física (CPF) é sempre bom. Afinal, isso pode evitar “dores de cabeça” geradas pelo uso indevido dos seus dados pessoais.

Desde janeiro de 2020, por exemplo, as principais operadoras de telefonia do Brasil criaram a plataforma “Cadastro Pré”. Por meio dela, o usuário consegue saber se existem números pré-pagos que foram registrados usando irregularmente o CPF de outras pessoas.

O site facilita a identificação de linhas desconhecidas em poucos minutos. Já imaginou seu CPF sendo utilizado por terceiros para cadastrar números de telefone? Vamos mostrar abaixo como é feito o processo de consulta. Acompanhe!

Como descobrir?

Acesse o site cadastropre.com.br. A consulta pode ser feita tanto pelo computador quanto pelo celular. Role a página para baixo e aparecerá o campo onde você deve digitar o número de CPF. Em seguida, clique no botão “Consultar” e o site fará a busca solicitada.

Detalhe importante

É sempre bom lembrar que o site só trabalha com linhas pré-pagas e não mostra, portanto, linhas de planos controle ou pós-pago.

Fora isso, por questões de privacidade e preservação de dados, ele não informa o número de cada chip, tampouco as linhas que estão associadas ao CPF.

Em caso de resultado positivo, ou seja, se confirmada a existência de linhas cadastradas com os seus dados, o site informará as operadoras que têm um pré-pago ativo e o estado onde o número foi registrado.

Contato imediato!

Se esse é o seu caso, ou seja, se foi constatada a existência de números com o seu CPF, a etapa seguinte envolve entrar em contato com a operadora para solicitar o cancelamento.

Essa simples informação positiva já indica que alguém está usando os seus dados indevidamente. Por isso, é importante agir rápido. Veja abaixo a lista de números da central de atendimentos das principais telefonias do Brasil:

  • Claro: 1052
  • Tim: 1056
  • Vivo: 1058
  • Oi: 1057
  • Algar: 10312
  • Sercomtel: 1051

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS