Conecte-se conosco

Automobilística

Você pode ser multado por dirigir descalço ou de chinelo?

Será que você pode dirigir de chinelo? Descubra o que diz o Código de Trânsito Brasileiro e como essa escolha pode afetar sua segurança e seu bolso.

Publicado

em

Dirigir de chinelo é uma prática comum no Brasil, principalmente em dias quentes, quando estamos indo para a praia ou voltando dela. No entanto, o que muitos motoristas não sabem é que essa escolha pode resultar em multas e penalidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o CTB, artigo 252, inciso IV, é considerado uma infração média dirigir um veículo utilizando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais.

Os calçados que se encaixam nessa descrição incluem, mas não se limitam a, chinelos, saltos altos e calçados com plataformas. As penalidades para a infração média incluem:

  1. multa no valor de R$ 130,16;
  2. anotação de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

Portanto, dirigir de chinelo, salto alto ou com calçados que não permitem o controle adequado dos pedais do veículo pode resultar em consequências financeiras e legais.

E se eu não tiver um calçado adequado?

Muitas vezes, especialmente em locais de praia, os motoristas se veem sem um calçado fechado e seguro para dirigir. Nesses casos, a lei de trânsito não exige o uso de um tipo específico de calçado, como tênis ou sapato fechado. Portanto, dirigir descalço não é proibido pela legislação.

Como a segurança deve ser primordial no volante, se você não tem um calçado adequado, opte por dirigir descalço, em vez de usar chinelos ou calçados inapropriados. Lembre-se de que o principal objetivo da lei é garantir a segurança nas estradas.

Portanto, dirigir de chinelo, saltos ou com calçados que comprometam o uso dos pedais é considerado uma infração de trânsito no Brasil. Para evitar multas e pontos na sua CNH, escolha um calçado seguro e adequado para a condução do veículo.

Se necessário, dirigir descalço é uma alternativa melhor do que utilizar calçados impróprios e inseguros. Assim, sempre priorize a segurança ao dirigir, esteja atento às leis de trânsito e evite calçados que possam comprometer sua segurança na estrada.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS