Economia
Você pode ter vantagens na hora de solicitar sua aposentadoria no INSS; Veja como
Se você está prestes a se aposentar, fique de olho em certas condições, pois elas podem te beneficiar na hora da solicitação.
A reforma da Previdência acabou modificando diversas regras, que podem ter prejudicado os planos de muitos segurados que sonhavam com a aposentadoria próxima. Porém, algumas pessoas não sofreram com a mudança, já outras possuem até alguns benefícios para solicitar.
Quem já tinha cumprido todos os requisitos antes da reforma da Previdência, que aconteceu em novembro de 2019, não sofre com as modificações trazidas por ela. Isso porque considera-se que essas pessoas possuem direito adquirido, já que já estavam com o benefício garantido antes da reforma.
Mulheres que completaram 30 anos de contribuição e homens que completaram 35 anos de contribuição antes do dia 13 de novembro do ano da reforma não podem ser incluídos nas mudanças, bem como aqueles que já haviam entrado com processo trabalhista.
Sendo assim, essas pessoas podem solicitar a aposentadoria pelas regras antigas e se beneficiar de regras mais vantajosas do que as disponíveis agora.
Segundo o advogado previdenciário, Rômulo Saraiva:
“Uma vez preenchidos os requisitos, o direito adquirido se incorpora ao patrimônio jurídico do interessado, mesmo que ele só peça sua aplicação ao INSS posteriormente. Como o direito previdenciário é uma área que muda frequentemente, é importante que o trabalhador fique atento, pois pode interferir no planejamento previdenciário, adiando ou antecipando o benefício.”
Porém, se as novas regras beneficiarem mais o contribuinte, o INSS é obrigado a conceder o benefício mais vantajoso, isso se ele já se enquadrar nos requisitos posteriores da reforma.
Mas para não deixar nas mãos da Previdência, o melhor a se fazer é um planejamento com a ajuda de um profissional da área jurídica. Ele pode te ajudar fazendo uma simulação de qual caminho é mais vantajoso ser seguido e ainda uma análise para saber qual a hora certa de fazer a solicitação.
O especialista também ajuda a ter precisão dos anos de contribuição, e isso é importante, pois a calculadora do INSS não é tão precisa e pode te passar informações um tanto equivocadas.
Ter em mãos todos os documentos necessários bem detalhados é muito importante para uma análise mais certeira, bem como para comprovar posteriormente seus direitos.
Entre os documentos mais importantes para se ter em mãos estão a Carteira de Trabalho, os extratos previdenciários e a Guia da Previdência Social. Homens que serviram ao exército e trabalhadores que possuem adicional de insalubridade, pois foram expostos a situações perigosas, devem ter em mãos a documentação que comprove isso também.
A mesma coisa deve ser feita para quem já foi trabalhador rural ou trabalhou algum período em sistemas previdenciários municipais ou estaduais, como autônomo e até mesmo em situações religiosas. Esse tipo de segurado pode ter um benefício a mais na hora da análise do INSS, podendo até mesmo acelerar a concessão do benefício.

-
Finanças2 dias atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças2 dias atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Mundo14 horas atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo12 horas atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Finanças1 dia atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Bancos17 horas atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Tecnologia2 dias atrás
3 modelos de iPhone são descontinuados após chegada do 16e
-
Tecnologia2 dias atrás
Aumente a segurança do seu filho no WhatsApp com as nossas dicas