Economia
Você sabe como receber o maior valor possível quando for se aposentar? Descubra!
Após trabalhar por vários anos contribuindo para com o INSS, na hora de finalmente se aposentar, saiba como conseguir o maior valor possível.
A aposentadoria é um sonho alcançado com muito suor e vários anos contribuindo para com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Quando o trabalhador finalmente tem direito ao benefício, ele quer receber o maior valor possível.
Saiba como é possível garantir o maior valor possível no seu benefício ao se aposentar. É preciso entender que cada caso, é um caso. Dessa forma, o valor a ser recebido por um assegurado não será o mesmo que outro trabalhador.
Fique atento, se a função a qual você exerce é considerada perigosa ou insalubre, o trabalhador pode vir a contar com vantagens. Por exemplo, se aposentar com pelo menos 25 anos de contribuição e levando em consideração a média de 80% dos seus maiores salários.
Mas, vale ressaltar que isso só vale para aqueles que tinham completado 25 anos de contribuição antes da Reforma, ou seja, antes do dia 13 de novembro de 2019.
Se você completou 25 anos de contribuição antes dessa data, boas notícias! Você poderá se aposentar por pontos, acumulando 86, ou seja, a soma da idade, do tempo comum e do tempo especial. Ou, por idade, se tiver mais de 60 anos.
Mas se esse não for o seu caso, não se preocupe, ainda é possível receber bem, quando o assunto é a aposentadoria. Se você trabalhou em mais de um emprego, por exemplo, se certifique de gerar a contribuição de cada um deles.
Dessa maneira, o valor dos salários recebidos durante esse período são somados, o que pode ajudar a conquistar um valor maior de aposentadoria.
Diversas atividades podem ser exercidas profissionalmente ao longo da sua vida dentro do mercado de trabalho, dessa forma, o mais indicado é contratar um profissional da área de direito previdenciário, que poderá te aconselhar e te guiar pelo melhor caminho até a aposentadoria.
Você sabia que até mesmo seu trabalho informal pode vir a contar para a sua aposentadoria? O importante é que o trabalhador possa comprovar que exerceu atividade durante o período, seja por meio de extrato bancário, notas fiscais ou imposto de renda.
Mas se atente, é necessário pagar as contribuições que não foram efetuadas na época, mesmo que de forma retroativa.
Se você tem alguns anos de contribuição a mais que o necessário, é possível se livrar de um período em que o seu salário foi menor, tirando assim, esse valor da média. Procure um advogado para te instruir.

-
Empresas2 dias atrás
Grande rede de supermercados encerra atividades após 40 anos e faz demissão em massa
-
Economia2 dias atrás
10 países com o PIOR salário mínimo do mundo; 1º lugar paga R$ 77,21 por mês
-
Economia1 dia atrás
Vai deixar bens para os filhos? Veja como escapar da ‘mordida’ do novo imposto sobre herança
-
Finanças2 dias atrás
Afinal, quanto custa morar sozinho no Brasil?
-
Finanças17 horas atrás
Este milionário faz 3 coisas com o dinheiro que quase ninguém faz (e funciona)
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Lei trabalhista de 2025 garante 12 tipos de faltas justificadas sem desconto salarial
-
Empresas1 hora atrás
Justiça exige mudanças significativas de Coca-Cola e Pepsi
-
Finanças16 horas atrás
Cobrar alguém pela internet é crime? Caso no Brasil gera reflexão