Conecte-se conosco

Economia

Horário de verão: para que serve e quais os seus reais benefícios?

O horário de verão foi implantado no Brasil por Getúlio Vargas, no ano de 1931. Mas, você sabe para que serve esse sistema?

Publicado

em

Todos conhecem o horário de verão e entendem que quando chega a época, é necessário ajustar os relógios adiantando uma hora, e quando ele chega ao fim, atrasar uma hora, voltando ao horário normal.

No entanto, durante o governo anterior, esta prática chegou ao fim, o que fez com que muitos brasileiros se questionassem por que ele existe e se, de fato, é eficaz. Você sabe por qual motivo se adianta uma hora quando chega o horário de verão?

A resposta é simples: para que seja possível aproveitar mais a luz solar e economizar energia.

Como surgiu?

O horário de verão foi criado no século 18, por um cientista e diplomata americano chamado Benjamin Franklin. No entanto, ele só entrou em vigor no século 20, em Londres.

Quem propôs essa prática em território londrino, a fim de que a população pudesse aproveitar mais o tempo de luz solar, foi William Willett.

Uma curiosidade interessante é que na Alemanha, a ideia de mudar o horário para aproveitar melhor a luz diurna foi colocada em prática durante a Primeira Guerra Mundial.

Quais países utilizam o horário de verão?

Na Europa, com a exceção de Turquia e Rússia, todos os países utilizam o horário de verão, assim como os Estados Unidos. Na África, esse horário também foi aplicado por um tempo, mas hoje não mais.

Quando olhamos para a América Latina, é possível observar que praticamente todos os países já tentaram adotar essa prática. Porém, atualmente poucos ainda o utilizam.

Mais de 140 países, em algum momento, já aproveitaram esse tempo a mais de luz diurna graças ao horário de verão. Entretanto, apenas cerca de 40% dos países do mundo utilizam esse sistema nos dias de hoje.

Horário de verão no Brasil

O horário de verão foi implantado no Brasil por Getúlio Vargas, no ano de 1931. Entre idas e vindas, ele foi utilizado até 2019, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto dando fim a este sistema.

Com a intenção de economizar energia aproveitando melhor o tempo de luz natural, o objetivo é diminuir a sobrecarga de energia elétrica durante alguns períodos do dia, como, por exemplo, no final da tarde, quando as pessoas estão retornando do trabalho e acabam fazendo um maior uso de eletrodomésticos.

Por diversas vezes, o uso do horário de verão foi suspenso e depois voltou a vigorar. Por exemplo, após ser implementado em 1931, ele foi suspenso e só voltou a existir em solo brasileiro em 1949.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS