Economia
Você sabe o que é o Combustível Verde? Conheça e entenda seus usos e vantagens
Com uma preocupação maior com o meio ambiente se instalando pelo mundo, surge o Combustível Verde. Saiba o que é e quais são suas vantagens.
A proteção do meio ambiente vem se tornando cada vez mais uma pauta forte, e um dos meios de preservá-lo é diminuir o uso de combustíveis fósseis.
Uma alternativa a esse combustível, como gasolina e diesel, é o Combustível Verde, mas você sabe o que é e como ele funciona?
O Combustível Verde nada mais é do que uma gasolina sintética. Esse líquido é transparente, incolor, possui cheiro de álcool e pode ser uma solução de combustível menos agressiva ao meio ambiente.
O lançamento desse combustível aconteceu no sul do Chile, em Punta Arenas, no dia 20 de dezembro.
Combustível Verde
O novo combustível foi apresentado dentro de uma sala privada da usina onde é fabricado. Nessa sala, havia três potes de vidro, cada um com uma amostra de combustível. O primeiro deles apresentava a gasolina com a qual já estamos acostumados, que possui cheiro forte e cor amarela.
O segundo frasco apresentava um líquido mais claro e com um cheiro menos forte e, por fim, o último exibia o produto final, o combustível verde.
Ele é transparente, completamente incolor, líquido e com pouco cheiro de álcool. Chega a ser similar à água, exceto pelo seu cheiro, que é fraco, mas perceptível.
A produção desse tipo de gasolina se torna ecológica porque permite que seja emitido na atmosfera menos CO² que a gasolina comum. Em números, a produção de CO² é cerca de 90% menor.
Isso porque, para se produzir essa gasolina sintética, o processo utiliza eletrólise. Esse processo tem como finalidade separar a água do oxigênio e do hidrogênio.
O próximo processo é feito com a intenção de produzir metanol sintético. Para chegar a essa substância, é necessário sintetizar os elementos da primeira etapa com dióxido de carbono.
Depois, é só refinar e o produto final será a gasolina sintética, conhecida como Combustível Verde.
Não somente o produto gerado é benéfico ao ambiente, mas a energia utilizada para criá-lo também é limpa. Isso porque a usina se localiza numa região de fortes ventos.
O projeto que criou esse combustível foi nomeado de “Haru Oni”, que na língua indígena local significa “ventos fortes”.
Na coletiva de imprensa, os responsáveis pelo projeto afirmaram que a ideia é tornar possível um futuro mais sustentável.
Inicialmente, foram produzidos cerca de 750 mil litros em um ano. Porém a expectativa é que até 2025 a produção anual seja de 55 milhões de litros e até 2027 chegue a 550 milhões de litros ao ano.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho10 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial