Conecte-se conosco

Agronegócio

Você sabe quais são os tipos de plantas e suas diferenças? Venha conhecer!

As plantas podem ser classificadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas e cada qual com suas peculiaridades.

Publicado

em

O Reino Plantae ou Reino Vegetal é o grupo composto pelas plantas, organismos eucariontes, multicelulares, que, geralmente, realizam fotossíntese. Na maioria das plantas, observamos a presença de três órgãos vegetais básicos: raiz, caule e folhas.

Dessa forma, as plantas podem ser classificadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, cada qual com suas peculiaridades. Acompanhe as principais diferentes entre esses grupos.

Classificação das plantas

As briófitas são plantas avasculares, que não possuem caule, folhas ou raízes verdadeiras. A presença de flores, sementes e frutos também não é observada. Além disso, dependem da água para a reprodução.

A fase dominante do seu ciclo de vida é o gametófito, e como exemplos de briófitas podemos citar os musgos, os antóceros e as hepáticas.

As pteridófitas são plantas vasculares que não produzem flores, sementes ou frutos. Diferentemente das briófitas, possuem raízes, caule e folhas verdadeiras. Quanto à reprodução, também dependem da água e a fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Como exemplo, temos as samambaias e avencas.

As gimnospermas, por sua vez, são plantas vasculares que apresentam raízes, caule, folhas e sementes. As sementes são nuas, pois não possuem frutos envolvendo-as. Nessas plantas também não são encontradas flores, sendo a estrutura reprodutiva desse grupo chamada de estróbilo.

As representantes desse grupo não necessitam de água para a reprodução, devido ao surgimento do tubo polínico. Como representantes, temos os pinheiros e as araucárias.

O último grupo é o das angiospermas, que são plantas vasculares que possuem raízes, caule, folhas, sementes, flores e frutos. Não necessitam de água para a reprodução, e a fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito.

Este grupo é o maior e o mais complexo, que compreende cerca de 90% de todas as espécies de plantas do planeta. Como representantes, podemos citar as orquídeas, o abacateiro, o ipê, o pequizeiro.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS