Conecte-se conosco

Automobilística

Você sabia? Os semáforos do Japão não são verdes! Qual o será o motivo?

O Japão é reconhecido por suas particularidades. Os semáforos não ficam de fora dessa. Descubra qual cor é essa!

Publicado

em

É possível notar que, em quase todo o mundo, os sinais de trânsito possuem três cores: vermelho, amarelo e verde. No entanto, é interessante saber que o sistema de semáforos no Japão apresenta uma peculiaridade, pois alguns deles utilizam a coloração azul ao invés de verde.

Embora essa prática não seja comum em todos os semáforos, ela pode causar surpresa aos visitantes. A seguir, descubra a razão pela qual o Japão opta pelo azul em alguns casos.

Devido à sua cultura antiga e ao forte apego às suas tradições, compreender a razão pela qual o Japão utiliza a cor azul em alguns semáforos requer uma viagem no tempo. Há muitos séculos, o idioma japonês contava apenas com palavras para quatro cores básicas:

  • branco, que era empregado para descrever todas as cores claras;
  • preto, para descrever as cores escuras;
  • vermelho, para descrever as cores vibrantes;
  • azul, para referir-se às cores menos chamativas.

Dessa forma, quando os japoneses queriam referir-se à cor verde, eles usavam a palavra “azul”. Curioso, não é mesmo? No entanto, com o passar do tempo, muitas mudanças ocorreram e, no final do primeiro milênio, uma nova palavra para a cor verde foi criada: “midori”.

Ainda assim, muitas pessoas a consideram uma variação de azul. Assim, até os dias atuais, no Japão, algo azul pode ser identificado como verde; e algo verde pode ser reconhecido como azul.

As cores do semáforo

Inicialmente, os semáforos no Japão eram também da cor verde, no entanto, nos documentos oficiais de trânsito, eles eram referidos como azuis em vez de verdes. Além disso, a população japonesa costumava se referir às cores dos semáforos como vermelho, amarelo e azul, não verde.

Assim, contrariando as normas internacionais de trânsito, o governo japonês estabeleceu em 1973 que os semáforos deveriam utilizar uma tonalidade de azul o mais parecida possível com a cor verde.

A cor dos semáforos no Japão foi escolhida para ser verde o bastante para cumprir as regulamentações internacionais e, ao mesmo tempo, azul o bastante para se adequar à língua japonesa.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS