Conecte-se conosco

Agronegócio

Você sabia que a areia para gatos pode ser usada como adubo? 🐱🌱

Publicado

em

Atualmente, ser ecológico é um estilo de vida cada vez mais bem-visto — e importante, é claro. Por isso, é muito interessante conhecer algumas práticas de reciclagem e adaptá-las ao nosso dia a dia, contribuindo para a manutenção do meio ambiente e ainda extraindo benefícios variados dessa consciência.

Pensando nisso, separamos uma dica muito interessante para quem ama pets, especificamente gatos, e possui plantinhas em casa, como um pequeno jardim ou até mesmo vasos. Isso porque muitos não sabem, mas é possível reciclar a areia onde esses animais fazem suas necessidades, mas é preciso de alguns cuidados.

Como reciclar a areia dos gatos

Inicialmente, não basta pegar qualquer tipo de areia para gatos e sair jogando em suas plantas. Isso porque alguns produtos são mais difíceis de reciclar, como a areia mais comum, a qual é feita de argila.

Então, a recomendação é escolher alguma opção de areia mais ecológica, ou seja, biodegradável, funcional e sem tóxicos. Por ter uma composição baseada em vegetais (cereais) de fontes renováveis sem acrescer nenhum aditivo artificial, sua reciclagem é possível.

Então, caso você tenha gatinhos em casa e opte por uma opção de areia biodegradável, saiba que é possível colocá-la em uma composteira, reaproveitando os resíduos para garantir um fertilizante poderoso para as suas plantas e dando uma utilidade ao que iria simplesmente para o lixo.

Atenção

Mesmo que seja possível usar a areia dos gatos, desde que biodegradável, como fertilizante para as plantas, é importante ressaltar que esse adubo não deve ser usado em qualquer tipo de vegetal.

Isso porque, mesmo colocando o adubo na composteira, ela não atinge a temperatura necessária para matar o parasita da toxoplasmose, que é de 73 °C, e, é preciso lembrar que a areia já usada contém resíduos das necessidades dos gatos, como fezes.

Por isso, se você decidir usar essa dica, aplique o adubo apenas em plantas decorativas, jamais nas comestíveis, como em hortas, pois isso pode ser muito perigoso à sua saúde e de quem consumir os frutos e alimentos.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS