Curiosidades
Você sabia que é possível encontrar ouro NESSE lugar totalmente inesperado? Entenda o motivo
O ouro pode ser encontrado em diversos lugares, mas você com certeza não esperava que ESSE fosse um deles. Quer descobrir? Confira a matéria.
O ouro, muito utilizado na confecção de joias, é um elemento natural muito pesado, assim como o urânio e o paládio. A formação natural desse mineral, no entanto, acaba por não se restringir apenas ao planeta Terra.
A formação do planeta Terra e de nosso Universo compreende diversos mistérios. Muitos, nunca desvendados pela humanidade e outros são completamente deixados de lado.
A explicação mais aceita de como surgiu o nosso planeta é a teoria do Big Bang, essa, é claro, vista do ponto científico.
Com o conhecimento da criação da Terra, começaram a ser desvendados seus elementos, que hoje compõem a tabela periódica. E com isso, hoje o ser humano é capaz de criar elementos artificiais.
Muitos elementos, no entanto, possuem condições essenciais para que venham a ser criados, dessa forma, mesmo com a possibilidade de serem criados artificialmente, é algo muito difícil.
Devido a dificuldade para que o ouro seja formado, ele acabou por se tornar um elemento muito valioso para a humanidade, de forma geral.
Surgimento de ouro
Como dito, esse elemento precisa de condições ideias para que seja formado, visto, que esse é muito pesado.
Para o ouro, assim como o urânio e o tório sejam criados, é necessário condições fora de escala. Essas ambientações podem ser, por exemplo, colisões celestes, explosões solares, entre outros acontecimentos.
Levando isso em consideração, é possível entender que os elementos considerados pesados, que temos na Terra atualmente, não foram criados aqui, mas vieram parar no nosso planeta na época da criação do Sistema Solar.
Pesquisadores de Oxford, por meio da tecnologia, começaram a tentar compreender eventos que poderiam ter sido os responsáveis pela criação dos elementos que conhecemos hoje.
Em outubro de 2021, esse veio a ser publicado e junto a ele, uma revelação inesperada. O ouro pode ser criado em um ambiente inóspito. Esses são os discos de acreção de buracos negros.
Discos de acreção, por sua vez, podem ser explicados como a parte responsável por puxar material para dentro do buraco negro.
De forma ilustrativa, imagine que há um buraco negro em formação e uma estrela próxima a ele. O buraco irá puxar o material do qual a estrela é composta e esse processo acabará por liberar muita energia, que irá formar o disco de acreção.
Todo esse acontecimento forma as condições propícias para que elementos pesados, tais como o ouro, sejam formados. Por isso, existe a possibilidade de que parte do ouro que temos hoje tenha sido formado em eventos desse tipo.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking