Conecte-se conosco

Agronegócio

Você sabia que o dente-de-leão pode ser benéfico em muitos pontos para a saúde? Não é só pra ficar bonito em foto não!

Publicado

em

O dente-de-leão é uma planta valiosa pertencente à família das plantas medicinais e comestíveis. Além de chamar a atenção de pessoas que acreditam que se assoprá-lo, você faz um pedido, ele também atrai chefs, bartenders e baristas que o utilizam para realçar os sabores de pratos e bebidas.

Originário da Ásia e da Europa, esse tesouro de sabor ligeiramente amargo agora pode ser encontrado em todos os continentes. Conhecido também como chicória-amarga, o dente-de-leão é uma planta perene que normalmente atinge cerca de 40 centímetros de altura, com flores que variam de 2 a 7 centímetros de diâmetro.

Mas, você sabia que o dente-de-leão mesmo sendo considerado uma erva daninha, pode ser benéfico? É isso mesmo! Essa plantinha pode trazer benefícios para a sua saúde. Os entusiastas de um estilo de vida saudável apostam no dente-de-leão por conta das múltiplas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e diuréticas.

Conheça agora mesmo os benefícios dessa planta, que por mais que seja vista como uma erva daninha, pode ter propriedades maravilhosas.

Quais são os benefícios do dente-de-leão?

O dente-de-leão é uma erva notável, composta por 85% de água e carregada de propriedades benéficas para a saúde. No entanto, é importante consumi-la em quantidades moderadas, pois, de acordo com especialistas, certos minerais não são eficientemente absorvidos pelo organismo.

Essa planta é um poderoso antioxidante devido à presença de flavonoides, polifenóis, mucilagens e carotenoides, que protegem as células do corpo contra os radicais livres, substâncias tóxicas que, quando acumuladas, podem causar doenças.

Em relação aos micronutrientes, especialistas e estudos confirmam que essa erva é uma importante fonte de vitaminas. A vitamina C se destaca, fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo para a produção de colágeno, especialmente relevante para mulheres com mais de 20 anos, pois a partir dessa idade começam a perdê-lo gradualmente.

O dente-de-leão também é uma fonte de vitamina K, fundamental para a formação de ossos e tecidos saudáveis, bem como para a coagulação sanguínea. Essa planta também contém vitaminas do complexo B, que auxiliam na produção de glóbulos vermelhos, e enzimas, além de promover a saúde dos neurônios.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS