Empresas
Você sabia? Veja algumas curiosidades sobre a marca Coca-Cola
A grande marca de refrigerantes que todo mundo ama tem curiosidades que poucos conhecem. Ficou curioso? Descubra agora!
A Coca-Cola, marca de refrigerante mais famosa do mundo, possui diversas curiosidades que são interessantes de se conhecer. Os fatos vão desde sua criação e história até a receita do produto, tão popular entre pessoas das mais diversas culturas.
Mesmo que na mesa de domingo nunca falte uma garrafa da bebida, são poucos os que sabem sobre os fatos curiosos que cercam a marca. Ficou curioso? Vamos desenterrar alguns deles agora.
Coca-Cola: curiosidades sobre a marca
A criação da receita do refrigerante foi inspirada numa bebida chamada “Vin Mariani”, criada na França, que levava vinho e cocaína em sua composição. Na época, os Estados Unidos passavam por um grande movimento contra o álcool, e por isso seu criador, John Pemberton, optou por desenvolver um produto que ajudasse as pessoas com a abstinência.
Isso nos leva ao segundo fato: a Coca-Cola, a princípio, foi criada para ser um tônico cerebral. Isso mesmo, um remédio!
Pemberton foi um farmacêutico que tinha como intenção aliviar dores de cabeça e exaustão. Na composição do tônica também estavam cafeína e cocaína, essa última em quantidade bem pequena (9 miligramas em cada xícara).
O nome da bebida surgiu justamente pelo uso desses dois ingredientes: a cafeína, extraída da noz-de-cola, e a cocaína, extraída da planta de coca. A cocaína saiu da lista de ingredientes do refrigerante em 1886.
Patrocínios e marketing
Você sabia que a marca foi a primeira patrocinadora oficial de uma Olimpíada? Isso mesmo! A ocasião foi em 1928, nas Olimpíadas de Verão realizadas em Amsterdã, capital da Holanda.
No entanto, a primeira manobra publicitária feita pelo criador da bebida foi oferecer Coca-Cola grátis. Pemberton, que queria atrair a classe alta para a clientela de seu produto, distribuía tíquetes de amostra grátis. As cortesias se intensificaram quando Asa Griggs Candler comprou a marca e passou a distribuir milhares bilhetes.
Ao assumir a empresa, o novo dono massificou a produção e aumentou a distribuição das amostras. E parece que a manobra de marketing deu certo afinal, já que hoje a bebida em uma das preferidas de pessoas do mundo todo.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp