Conecte-se conosco

Economia

Auxílio Brasil: Quando começam os pagamentos para inscritos no CadÚnico?

Governo federal prometeu zerar a lista de espera de inscritos no CadÚnico que ainda não fazem parte do novo programa.

Publicado

em

App Auxílio Brasil

A primeira rodada de pagamentos do Auxílio Brasil terminou no último dia 30. Somente quem já era beneficiário do Bolsa Família teve direito à parcela, o que deixou milhões de pessoas que estão inscritas no CadÚnico preocupadas com sua entrada no programa.

Veja também: Como sair das dívidas e começar a guardar dinheiro em 2022

Quando a novidade foi lançada, o governo federal anunciou que incluiria cerca de duas milhões de famílias na iniciativa, zerando a fila de espera para entrar na folha de pagamento. Contudo, essa inclusão pode ser adiada por alguns meses.

Para viabilizar a entrada de novos beneficiários no Auxílio Brasil, o governo precisa abrir espaço do Orçamento da União. A saída encontrada foi a PEC dos precatórios, que está parada e corre risco de nem ser aprovada.

Cenários possíveis

Se o projeto receber o aval do Congresso Nacional, será possível incluir milhões pessoas no programa. Outra promessa feita com as verbas que serão geradas pelo parcelamento dos precatórios é aumentar o valor do benefício para cerca de R$ 400 até o fim de 2022.

Leia mais: Auxílio Brasil com valor menor que o Bolsa Família vai pagar retroativo

Mesmo sem uma decisão sobre a PEC, o líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho, afirmou que o Planalto quer turbinar a iniciativa antes mesmo do natal. Portanto, novas famílias podem entrar no Auxílio Brasil já nas próximas semanas.

Atualmente, cerca de 14,5 milhões de brasileiros participam do programa de transferência de renda. Em novembro, os repasses tiveram um aumento de 20%, para uma média de R$ 220.

Informações: Senado Federal

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS