Conecte-se conosco

Tecnologia

WhatsApp: Como saber se alguém está lendo minhas mensagens?

Embora a invasão de dispositivos seja proibida por lei, muitas pessoas acessam o aplicativo de mensagens de terceiros.

Publicado

em

Whatsapp

Você já teve a impressão de que alguém está lendo as mensagens que você recebe no WhatsApp? Embora seja ilegal, a invasão de dispositivos por terceiros é muito comum entre parceiros, cônjuges e até amigos. Nesses casos, existem duas possibilidades de entender o que está acontecendo. Veja quais são a seguir.

Veja também: Veja como enviar uma imagem que se autodestrói no WhatsApp

WhatsApp Web

A maneira mais comum de espionar as mensagens de outra pessoa é usando o WhatsApp Web. Quando alguém deixa o aplicativo aberto no computador ou se esquece do celular por alguns momentos, o invasor usa essa brecha para receber as mensagens da vítima em tempo real.

O jeito nesse caso é acessar as configurações do aplicativo e desconectar todas as sessões abertas. Basta clicar em “Configurações”, depois em “Aparelhos conectados” e interromper a conexão com os dispositivos que vão parecer na tela.

Aplicativo espião

Se você verificar que nenhum dispositivo está conectado à sua conta, as chances são altas de que alguém tenha instalado um aplicativo espião no seu celular. Para resolver essa situação, é necessário encontrar a ferramenta em questão e excluí-la do aparelho.

Caso ele não seja encontrado, a forma mais simples é restaurar o aparelho para as configurações de fábrica. O processo remove todos os aplicativos instalados, levando junto o programa espião.

Vale destacar a importância de fazer um backup (cópia de segurança) dos arquivos, como fotos e vídeos, antes de iniciar a restauração.

Como resolver

O grande problema é que se o invasor é alguém próximo, as chances de que isso volte a acontecer são muitos grandes. Na próxima chance que tiver, é quase certo que a pessoa vai voltar a conectar a conta em um computador ou instalar um novo aplicativo espião.

Quando a tecnologia falha em resolver problemas, é hora de conversar. O diálogo entre as partes envolvidas leva a uma solução mais rápida e fácil do que ter que checar com frequência se alguém está espiando suas mensagens.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS