Educação
Wifi, wi fi ou wi-fi, como será que podemos escrever essa palavra com a grafia certa?
Palavras estrangeiras podem causar muitas dúvidas sobre a forma correta de serem escritas. E você, sabe qual é a grafia certa de wifi? Será que nós escrevemos certo nesse pequeno resumo? Venha descobrir!
Devido aos efeitos da globalização, a Língua Portuguesa se viu invadida por termos de origem estrangeira, principalmente oriundos do inglês.
Geralmente, tais palavras costumam causar bastante confusão quanto à pronúncia, escrita e regras de gramática, já que são originárias de outros países.
E um dos exemplos mais comuns da situação citada acima é uma expressão diminuta, mas que pode causar dúvidas enormes. Afinal, o correto é escrever “wifi”, “wi fi” ou “wi-fi”? Descubra abaixo!
Afinal, qual é realmente a grafia correta?
Essa locução possui origem inglesa e é a abreviação da sentença “wireless fidelity“, usada para definir uma forma de tecnologia de compartilhamento de dados sem utilizar cabos, ou seja, uma rede sem fio.
Portanto, a palavra foi adotada para referir-se a sinais de internet. Por conta da importância tecnológica do serviço, praticamente todos no planeta já a ouviram alguém pronunciando ao menos uma vez.
Quanto à grafia, conforme as normas formais, o modo correto de escrever é “wi-fi”. Mas, apesar disso, não é incomum encontrarmos a versão “wifi” sendo adotada por aí, porém, ela está incorreta.
Assim, caso você preste um exame e use a forma informal, provavelmente perderá pontos ou a questão poderá ser anulada. Portanto, é preciso ter muita atenção.
É mais comum encontrarmos a versão com hífen em dicionários oficiais, sejam eles de português ou inglês. E, por esse termo ser considerado um estrangeirismo recente, especialistas recomendam que ele seja sempre escrito em itálico e dentro de aspas para diferenciá-lo do resto das expressões nativas.
Por último, apesar de “wi-fi” e “wireless” serem expressões que contam com o mesmo significado, existem diferenças entre ambos os conceitos.
Afinal, a primeira se refere a uma conexão específica, enquanto a segunda engloba qualquer tipo de conectividade, sendo mais abrangente.
Provavelmente, você irá encontrar esses termos sempre que ler sobre tecnologia da informação (TI), já que eles são diretamente associados a essa área em especial.

-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia21 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Tecnologia19 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR