Conecte-se conosco

Tecnologia

Xiaomi apresenta carregador de celular que chega a 100% em minutos!

Em apresentação na Espanha, empresa anunciou tecnologia que possibilita recarga total do aparelho em menos de cinco minutos. Novidade ainda não tem data para chegar ao mercado

Publicado

em

A Xiaomi anunciou uma tecnologia de carregamento rápido da bateria de 300W. A promessa da empresa é fazer o celular ir de 0% a 100% em até cinco minutos.

A novidade foi demonstrada em Barcelona, na Espanha, durante o MWC 2023 (Mobile World Congress), evento que está ocorrendo durante esta semana.

Apesar do anúncio, a Xiaomi não informou ainda quando a tecnologia estará disponível para o público.

Foco da concorrência

O anúncio acontece menos de seis meses após a empresa lançar o carregamento de 210W do Redmi Note 12 Explore, cuja bateria chega a 100% em pouco mais de 10 minutos.

O carregamento rápido tem sido um foco entre as concorrentes. Logo após o anúncio da Xiaomi, a empresa Realme apresentou o modelo GT Neo 5, que possui uma carga rápida de 240W, capaz de recarregar em apenas 10 minutos.

Apresentação na Espanha

Em Barcelona, a Xiaomi mostrou como a nova recarga rápida funciona no aparelho Redmi Note 12 Pro+, modificado com uma bateria de 4.100mAh. Originalmente, ele roda com uma bateria de quase 5.000mAh, que vai se zero a 100% em 20 minutos.

No vídeo de apresentação, a bateria atingiu 20% de carga em pouco mais de um minuto. Em dois minutos e 12 segundos, chegou a 50%. O total da carga foi atingido em quatro minutos e 55 segundos. O medidor de energia utilizado no vídeo indicou uma entrada de energia de pouco mais de 290W.

Mais eficiência em tamanho menor

Apesar da potência e velocidade, o novo carregador da Xiaomi possui um tamanho semelhante ao já utilizado pelo modelo de 210W. Isso só foi possível, segundo a empresa, graças a um design modular do dispositivo que dissipa melhor o calor.

A nova bateria é produzida com íon de lítio e contém células 15C mais potentes. Além disso, ela utiliza novos materiais de carbono no lugar das partes convencionais de grafite. Essa mudança reduz a espessura dos eletrodos em 35%, segundo a empresa.

Segurança e vida útil

A Xiaomi, questionada sobre a segurança da nova tecnologia, diz que existem mais de 50 recursos integrados ao sistema para manter o controle da corrente, tensão e a temperatura de cada chip de carregamento.

A empresa não se manifestou sobre a vida útil da bateria, já que existe uma preocupação em relação a isso, por se tratar de um equipamento com maior potência de recarga.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS