Mundo
Xiaomi planeja expandir vendas de veículos elétricos para além da China
Big Tech chinesa.
A Xiaomi pretende levar seus veículos elétricos (EVs) para mercados internacionais nos próximos anos. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, William Lu, durante o lançamento de novos produtos no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. Embora não tenha apresentado um cronograma detalhado, a declaração reforça as ambições da gigante chinesa em competir globalmente com players como a Tesla.
“Não posso compartilhar muitos detalhes, mas estou muito animado para contar aos nossos usuários globais que a Xiaomi lançará veículos elétricos para venda em mercados globais nos próximos anos”, afirmou Lu.
A expansão internacional vem na esteira do lançamento do SU7 Ultra, novo carro elétrico premium da Xiaomi, que chegou ao mercado chinês nesta semana. O modelo tem preço inicial de 529.000 yuans (US$ 72.627) e já acumulou 15.000 pedidos em apenas 24 horas. O veículo também será exibido no estande da empresa no MWC.
Xiaomi
Este é o segundo EV da Xiaomi desde sua entrada no setor em 2021. O primeiro modelo, o SU7, foi lançado em março do ano passado e teve grande aceitação no mercado, com mais de 100.000 unidades entregues em 2023. Apesar do avanço no setor automotivo, a empresa ainda concentra sua atuação na China e é mais conhecida globalmente como fabricante de smartphones, sendo atualmente a terceira maior fornecedora do mundo.
O crescimento das vendas de EVs, somado à recuperação do mercado de smartphones, impulsionou as ações da Xiaomi, listadas em Hong Kong, que acumularam uma valorização de quase 300% nos últimos 12 meses. A empresa busca manter esse ritmo com o lançamento do Xiaomi 15 Ultra, novo smartphone premium revelado no domingo. O modelo visa competir diretamente com a Samsung e fortalecer a presença global da marca.
A empresa
A Xiaomi é uma empresa chinesa de tecnologia fundada em 2010 e conhecida por sua atuação no mercado de smartphones, eletrônicos de consumo e dispositivos inteligentes. Com sede em Pequim, a companhia se consolidou como uma das maiores fabricantes de celulares do mundo, competindo diretamente com marcas como Apple e Samsung.
Além de smartphones, a Xiaomi desenvolve uma ampla gama de produtos, incluindo notebooks, smartwatches, televisores, roteadores, eletrodomésticos inteligentes e gadgets para casas conectadas. Nos últimos anos, a empresa expandiu sua atuação para o setor automotivo com o lançamento de veículos elétricos, reforçando sua estratégia de diversificação. A Xiaomi adota um modelo de negócios baseado na combinação de hardware acessível, software otimizado e serviços integrados, o que a tornou popular em diversos mercados globais.
(Com Agências Internacionais).

-
Economia23 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Finanças2 dias atrás
Dívidas no cartão de crédito podem gerar a perda de bens?
-
Agronegócio2 dias atrás
Do jardim ao prato: veja como cultivar e usar flores de manjericão no dia a dia
-
Finanças2 dias atrás
Receita Federal realiza leilão com PlayStation 5, notebooks e mais de 400 lotes
-
Finanças6 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Empresas1 dia atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações