Economia
Zona do euro necessita de mais auxílio do BCE e governos, afirmam autoridades
Alguns dos membros da UE mais endividados foram os mais afetados pela pandemia.
A zona do euro está passando por uma extensa retomada diante de uma crise profunda e precisa de mais apoio do Banco Central Europeu e dos governos locais, afirmaram diversas autoridades nesta segunda-feira.
Com a zona do euro provavelmente retornando à recessão no quarto trimestre, o BCE já disse que fornecerá mais estímulos em dezembro, provavelmente por meio de um programa de compras emergenciais de títulos e empréstimos a preços baixos aos bancos.
Mas pedido vem justamente no momento em que o fundo de recuperação da UE tem que lidar com sua maior dificuldade até o momento. Nesta segunda-feira, a Hungria e Polônia vetaram o orçamento da União Europeia e um fundo de recuperação de 750 bilhões de euros, sua maior tentativa fiscal conjunta até o agora, que é considerada vital para limitar divergências econômicas.
“Dadas a piora das perspectivas para a atividade econômica e a inflação, o Conselho do BCE deve aumentar o nível de acomodação monetária e evitar problemas de fragmentação”, afirmou Pablo Hernández De Cos, chefe do banco central espanhol.
Mesmo com uma vacina agora quase finalizada, as restrições econômicas provavelmente continuarão em 2021, previu o economista-chefe do BCE, Philip Lane, que pediu apoio fiscal “significativo”.
“Achamos que durante todo o próximo ano ainda haverá interrupções à vida normal… mas até o final do próximo ano ou no início de 2022, acho que deve haver um retorno à normalização”, afirmou.
A grande dificuldade da UE é que alguns de seus membros mais endividados foram os mais afetados pela pandemia, resultando em um menor poder de impulsionar suas recuperações por meio de ferramentas fiscais internas.
Com um abismo já existente entre os países mais ricos do norte e os mais pobres do sul, uma divergência perigosa como o colapso do fundo de recuperação da UE poderia estimular o descontentamento social.

-
Tecnologia1 dia atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia15 horas atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Tecnologia2 dias atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Mundo2 dias atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Política2 dias atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia13 horas atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Mundo2 dias atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia2 dias atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”