Conecte-se conosco

Agronegócio

🌱O milagre do caruru: Como cultivar e usar esta planta versátil

Publicado

em

Você já ouviu falar do caruru? Essa planta de origem africana é muito consumida no Brasil, especialmente na Bahia, onde faz parte de um prato típico da culinária local.

Mas o caruru não é apenas um ingrediente saboroso e nutritivo, ele também tem uma história e uma cultura que merecem ser conhecidas.

Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o caruru, desde o seu cultivo até o seu preparo, e adicione agora mesmo essa interessante planta ao seu jardim!

O que é o caruru?

O caruru é uma planta herbácea da família das amarantáceas, que pode chegar a 1,5 metro de altura. Suas folhas são verdes e ovaladas, e suas flores são pequenas e vermelhas. Ele se adapta bem a climas quentes e úmidos e pode ser cultivado em hortas, jardins ou vasos.

Esta planta é rico em vitaminas A, B e C, ferro, cálcio, fósforo e potássio. Tem propriedades medicinais, como anti-inflamatória, diurética, laxativa e vermífuga. Além disso, é uma fonte de proteína vegetal, podendo substituir o feijão em algumas receitas.

Como cultivar o caruru?

O caruru é uma planta fácil de cultivar, pois não exige muitos cuidados. Ele pode ser plantado por sementes ou por mudas, que podem ser obtidas em lojas especializadas ou em feiras livres. O ideal é escolher um local com boa iluminação solar e solo fértil e bem drenado.

A planta deve ser regada regularmente, mas sem encharcar o solo. Também deve ser adubada com matéria orgânica, como esterco ou composto. O caruru pode ser colhido quando as folhas estiverem bem desenvolvidas, cortando-se os ramos com uma tesoura ou uma faca.

Como preparar o caruru?

O caruru pode ser consumido cru ou cozido, em saladas, sopas, refogados ou cozidos, mas a forma mais tradicional de preparar o caruru é fazendo um molho com quiabo, camarão seco, amendoim torrado, castanha-de-caju, cebola, alho, gengibre, azeite de dendê e leite de coco. Esse molho é servido com arroz branco, vatapá, acarajé e farofa.

Esse interessante alimento é um prato típico da culinária baiana, com sua origem nas festas religiosas dos orixás. O caruru é dedicado a Cosme e Damião, os santos gêmeos da Igreja Católica e os orixás Ibeji, do Candomblé.

Segundo a tradição, o caruru deve ser oferecido a sete crianças no dia 27 de setembro, data em que se comemora o dia desses santos.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS