Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

💰 Aperto financeiro? Veja como antecipar sua Restituição do IR 2023

Publicado

em

A restituição do Imposto de Renda (IR) é esperada por milhares de brasileiros, visto que é nesse momento que o cidadão recebe de volta os valores extras pagos. Inclusive, muitas pessoas são aconselhadas a entregar suas declarações antecipadamente, para assim receber antes.

Mas, infelizmente, isso nem sempre acontece, e nestes casos existe a possibilidade de pedir uma antecipação dos repasses que o cidadão receberia de qualquer jeito. Entretanto, é recomendável ter bastante cautela ao tomar essa decisão devido a uma série de fatores!

É exatamente isso que você leu, caro leitor. Na época dos pagamentos do referido tributo, muitos bancos oferecem essa possibilidade aos declarantes, e isso nada mais é do que uma linha de empréstimos ofertada pelas instituições.

Mas atenção, assim como em todo empréstimo bancário, também existem juros. Então, é preciso ponderar se realmente vale a pena optar por tal opção ou se o melhor é esperar pela devolução feita pelo “Leão“.

Como contratar a antecipação com sucesso?

Uma vez que você pensou bem e decidiu se valer dessa alternativa, é preciso estar ciente de que estará tomando dinheiro emprestado e não antecipando sua restituição de fato. Uma vez que o banco sabe que em breve você receberá seu dinheiro oriundo do reembolso do IR, ele libera o mesmo valor, mas cobrando juros.

No entanto, por se tratar de uma concessão com garantia, os juros acabam sendo menores do que os montantes normalmente cobrados em outras ocasiões. Mas o cliente só poderá emprestar uma cifra igual ao montante que irá receber de volta do governo, nunca um valor maior.

Logo, especialistas indicam que o indivíduo se utilize dessa antecipação somente em duas ocasiões: caso esteja ocorrendo uma emergência financeira grave ou se a pessoa irá usar o dinheiro para quitar um débito mais urgente, cujos juros sejam bastante onerosos caso o pagamento atrase.

Por fim, para dar entrada na restituição do IR, basta apenas buscar os canais de atendimento convencionais disponibilizados pelas organizações bancárias. Porém, esteja ciente de que eles vão exigir o recibo da entrega da sua declaração, e nele devem constar os valores que serão restituídos pela Receita Federal.

Dessa forma, aqueles que solicitaram que o recebimento do reembolso ocorresse via PIX podem não conseguir ter acesso ao benefício do empréstimo, já que não há uma conta explicitada no documento do Imposto de Renda.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS