Conecte-se conosco

Empresas

10 franquias que mais estão crescendo no Brasil, segundo a ABF

Cacau Show, O Boticário e McDonald’s lideram; veja o ranking completo.

Publicado

em

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) publicou, no dia 5 de fevereiro, seu mais recente relatório sobre o setor de franquias no Brasil.

Segundo o documento, que é referente ao ano de 2024, Cacau Show, O Boticário e McDonald’s dominam o mercado, mantendo assim suas posições de liderança no ranking das maiores redes de franquias do país.

O relatório destaca um significativo crescimento no setor, que registrou um aumento nominal de 13,5% em comparação ao ano anterior.

O faturamento total atingiu a marca de R$ 273 bilhões, o que supera as expectativas iniciais de crescimento de 10%, um avanço atribuído a uma combinação de fatores econômicos favoráveis.

Cacau Show aparece entre as maiores franquias do país – Imagem: reprodução/Perfil do Facebook Cacau Show Santa Cecília

Impulsionadores do crescimento

O aumento nas operações de franquias deve-se, em parte, à redução dos níveis de desemprego e ao crescimento da massa salarial. Esses fatores contribuíram para a elevação do poder de compra das famílias brasileiras e impulsionaram o setor em 2024.

A ABF revelou as 10 maiores franquias do Brasil, todas com mais de 400 operações. O formato de lojas é predominante e representa 92% das operações. Os segmentos de Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar e Moda são os mais expressivos entre as maiores franquias. Confira as 10 maiores franquias no Brasil:

Franquia Operações
1º Cacau Show 4661
2º O Boticário 3746
3º McDonald’s 2704
4º Colchões Ortobom 2387
5º Lubrax + 1685
6º Odontocompany 1577
7º AM/PM 1450
8º Óticas Carol 1408
9º BR Mania 1310
10º Shell Select 1264

A predominância de marcas nacionais é evidente, com 88% das franquias sendo brasileiras. Assim, o panorama atual do setor de franquias no Brasil reflete um ambiente econômico favorável, que tem incentivado o crescimento e a consolidação de grandes marcas.

Neste cenário, Cacau Show, O Boticário e McDonald’s continuam a ser referências e mostram a força e a resiliência do franchising nacional.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS