Conecte-se conosco

Tecnologia

Facebook anuncia pesquisa de fotos, textos e vídeos por IA

Rede social divulgou uso de inteligência artificial para pesquisar conteúdos na plataforma. Tática é incentivar a presença de criadores

Publicado

em

Meta

O executivo líder do Facebook na companhia Meta, Tom Alison, decidiu apostar fortemente no uso de inteligência artificial (IA) na plataforma, visando a continuidade do crescimento.

Ao contrário do que muitos pensam, devido ao tempo de existência e ao surgimento de redes sociais concorrentes, o Facebook continua crescendo, segundo ele.

Existem hoje, de acordo com o executivo, 2 bilhões de usuários ativos, que recorrem aos recursos da plataforma diariamente. Esse é o maior contingente que a rede já teve.

Investimento em IA

Para seguir nessa tendência, o investimento deve ser pesado, nos próximo anos, para viabilizar uma maior presença e uso de IA dentre as possibilidades oferecidas pelo Facebook.

O primeiro passo, segundo Tom, é ajudar as pessoas a buscar conteúdo na rede, sejam fotos, textos ou vídeos, por meio da interação com a inteligência artificial.

Em um post comemorativo sobre a quantidade de usuários, ele detalhou um pouco sobre como a IA tem sido utilizada para encontrar publicações que são do interesse das pessoas.

Houve uma mudança nos últimos dois anos, com pessoas vindo ao Facebook mais para serem entretidas, descobrir algo novo ou ver o que está acontecendo no mundo. Essas novas razões são os motivos pelos quais estamos investindo em descobertas impulsionadas por IA“, expôs ele.

Incentivo aos criadores de conteúdo

Diante desse comportamento de busca e pesquisa na plataforma, a IA tem sido utilizada para sugerir, por exemplo, conteúdos de Reels, fotos, textos, grupos, vídeos e outros formatos, conforme o perfil do usuário.

Essa realidade é, de certa forma, um incentivo ao trabalho dos produtores de conteúdo. Por meio das sugestões feitas por IA, o Facebook acredita que poderá ajudar a difundir melhor as publicações e facilitar a relação entre os usuários e quem cria conteúdo.

Os trabalhadores da plataforma sabem que a rede social não é a preferida dos criadores. A presença deles, no entanto, tem aumentado, segundo a empresa, e isso motiva ainda mais o foco em inteligência artificial.

Nós investimos muito em criar ferramentas para criadores.

Estamos trabalhando para simplificar bastante a experiência do Facebook para criadores, entregando mais formatos para expressão criativa, oferecendo ferramentas para ajudar a crescer e gerenciar comunidades de fãs e expandindo maneiras de conseguir renda como um criador no Facebook“, escreveu Tom Alison no post comemorativo.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS