Curiosidades
10 marcas de cerveja mais consumidas no Brasil, segundo pesquisa
Levantamento revela que a popular Heineken não é a líder.
Embora as garrafas verdes da Heineken sejam onipresentes em bares e festas brasileiras, a marca holandesa não lidera o mercado nacional de cervejas, é o que diz estudo recente ao desmistificar essa percepção comum.
Realizada pela Brazil Panels junto à agência Conexão Vasques, a pesquisa foi conduzida em novembro de 2024, pouco antes do verão, e investigou os hábitos de consumo de cerveja no país.
Heineken é uma marca da Holanda, mas bastante consumida no Brasil – Imagem: reprodução/Bru-nO/Pixabay
10 cervejas mais consumidas no Brasil
Com 1.715 participantes, que representaram diversas regiões, o levantamento trouxe à tona resultados surpreendentes ao apontar a Brahma, na verdade, como a cerveja mais consumida no Brasil, mas com a Heineken a seguindo de perto.
O levantamento contribui para uma compreensão mais clara do mercado cervejeiro nacional.
Veja a classificação com as 10 marcas de cerveja mais consumidas no país:
-
Brahma: 43,1%;
-
Heineken: 40,6%;
-
Skol: 36,6%;
-
Amstel: 33,2%;
-
Budweiser: 28,8%;
-
Antarctica: 27,6%;
-
Itaipava: 26,5%;
-
Stella Artois: 18%;
-
Petra: 16,7%;
-
Original: 16,4%.
A análise etária indica que a Heineken é a favorita entre os jovens de 18 a 24 anos, ao alcançar 68,8%, e também entre adultos de 25 a 34 anos, com 61,1%.
No entanto, a Brahma prevalece entre os consumidores de faixas etárias mais altas. Já quando se trata das regiões brasileiras:
-
Norte: Skol;
-
Nordeste: Heineken;
-
Centro-Oeste: Heineken;
-
Sudeste: Brahma;
-
Sul: Amstel.
Indivíduos das classes A e B preferem a Heineken, já a Brahma é a mais consumida por aqueles da classe C, enquanto as classes D e E costumam consumir mais a Brahma e a Skol. Tal fator reflete a diversidade econômica e cultural do país em relação às marcas.
Além disso, quanto aos motivos de consumo ao escolher a marca preferida de cerveja, os consumidores tendem a apontar:
-
Sabor: 61,6%;
-
Preço: 17,1%;
-
Qualidade premium: 11,1%;
-
Tradição: 7%;
-
Disponibilidade: 2,5%.
Dessa maneira, a pesquisa consegue oferecer um panorama abrangente e detalhado sobre o gosto nacional por cervejas, ao revelar que, apesar da popularidade da Heineken, a Brahma ainda mantém seu reinado no Brasil.
Tal constatação reforça também a necessidade de marcas internacionais entenderem a complexidade do mercado brasileiro junto aos consumidores.

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira1 dia atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia15 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio11 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Agronegócio6 horas atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Economia8 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora