Curiosidades
10 marcas de cerveja mais consumidas no Brasil, segundo pesquisa
Levantamento revela que a popular Heineken não é a líder.
Embora as garrafas verdes da Heineken sejam onipresentes em bares e festas brasileiras, a marca holandesa não lidera o mercado nacional de cervejas, é o que diz estudo recente ao desmistificar essa percepção comum.
Realizada pela Brazil Panels junto à agência Conexão Vasques, a pesquisa foi conduzida em novembro de 2024, pouco antes do verão, e investigou os hábitos de consumo de cerveja no país.
Heineken é uma marca da Holanda, mas bastante consumida no Brasil – Imagem: reprodução/Bru-nO/Pixabay
10 cervejas mais consumidas no Brasil
Com 1.715 participantes, que representaram diversas regiões, o levantamento trouxe à tona resultados surpreendentes ao apontar a Brahma, na verdade, como a cerveja mais consumida no Brasil, mas com a Heineken a seguindo de perto.
O levantamento contribui para uma compreensão mais clara do mercado cervejeiro nacional.
Veja a classificação com as 10 marcas de cerveja mais consumidas no país:
-
Brahma: 43,1%;
-
Heineken: 40,6%;
-
Skol: 36,6%;
-
Amstel: 33,2%;
-
Budweiser: 28,8%;
-
Antarctica: 27,6%;
-
Itaipava: 26,5%;
-
Stella Artois: 18%;
-
Petra: 16,7%;
-
Original: 16,4%.
A análise etária indica que a Heineken é a favorita entre os jovens de 18 a 24 anos, ao alcançar 68,8%, e também entre adultos de 25 a 34 anos, com 61,1%.
No entanto, a Brahma prevalece entre os consumidores de faixas etárias mais altas. Já quando se trata das regiões brasileiras:
-
Norte: Skol;
-
Nordeste: Heineken;
-
Centro-Oeste: Heineken;
-
Sudeste: Brahma;
-
Sul: Amstel.
Indivíduos das classes A e B preferem a Heineken, já a Brahma é a mais consumida por aqueles da classe C, enquanto as classes D e E costumam consumir mais a Brahma e a Skol. Tal fator reflete a diversidade econômica e cultural do país em relação às marcas.
Além disso, quanto aos motivos de consumo ao escolher a marca preferida de cerveja, os consumidores tendem a apontar:
-
Sabor: 61,6%;
-
Preço: 17,1%;
-
Qualidade premium: 11,1%;
-
Tradição: 7%;
-
Disponibilidade: 2,5%.
Dessa maneira, a pesquisa consegue oferecer um panorama abrangente e detalhado sobre o gosto nacional por cervejas, ao revelar que, apesar da popularidade da Heineken, a Brahma ainda mantém seu reinado no Brasil.
Tal constatação reforça também a necessidade de marcas internacionais entenderem a complexidade do mercado brasileiro junto aos consumidores.
-
Tecnologia23 horas atrás
Desinstale sem dó! 5 aplicativos ultrapassados que não vale a pena ter no celular
-
Mundo1 dia atrás
Cidade chamada de ‘Veneza Brasileira’ vira destaque no New York Times
-
Agronegócio1 dia atrás
Ingrediente comum transforma suas orquídeas em um espetáculo de flores
-
Empresas24 horas atrás
Netflix reajuste preços de assinaturas após crescimento recorde na base de assinantes
-
Saúde8 horas atrás
Produto queridinho de quem consome frios tem venda suspensa pela Anvisa
-
Economia1 dia atrás
Cédulas antigas de real são retiradas de circulação. O que fazer quando encontrar uma?
-
Cotidiano2 dias atrás
Plantar roseiras com batatas funciona? Veja como aplicar essa técnica
-
Automobilística2 dias atrás
Carros automáticos mais econômicos do Brasil: veja modelos que aliam conforto e baixo consumo