Mundo
10 minutos de vida: os cristais gigantes que podem ser fatais para visitantes
Caverna com cristais gigantes que fica a 300 metros abaixo do solo no México pode matar visitantes em apenas 10 minutos; confira!
Você conhece a caverna dos cristais gigantes? A Cueva de los Cristales (ou Caverna dos Cristais) fica a 300 metros abaixo do solo e está localizada no México. Apesar de sua beleza estonteante, o lugar é considerado um dos mais perigosos do mundo. Confira todos os detalhes sobre o assunto!
Conheça a caverna dos cristais gigantes
O local pode ser tão lindo quanto perigoso. A caverna fica abaixo de uma montanha chamada Sierra de Naica, e foi encontrada nos anos 2000 por trabalhadores de uma mina da região.
Conforme pesquisas feitas na caverna, os impressionantes cristais espalhados por todos os cantos estão em formação há muito tempo, entre 500 mil e 1 milhão de anos. Eles são tão grandes que é possível caminhar sobre os impressionantes cristais pontiagudos.
Um dos lugares mais perigosos do mundo
Mas por que essa caverna é tão perigosa? Um visitante no local, caso não esteja devidamente equipado, pode morrer em apenas 10 minutos. Isso porque o calor dentro do lugar é absurdo, podendo chegar a 60ºC, com umidade variando entre 90% e 100% e atmosfera ácida.
O tempo máximo para visitação na caverna é de uma hora, com roupa própria, equipamento de oxigênio e supervisão de guias. Todo cuidado é pouco, e quando dentro do lugar, é impossível tocar nos cristais gigantes que dominam o ambiente sem proteção nas mãos.
Foto: Proyecto Naica / Reprodução
Foto: Proyecto Naica / Reprodução
Apesar de impressionante e atraente para turistas e exploradores do mundo todo, a caverna dos cristais gigantes está fechada para visitação no momento.
Em meados de 2015, a região foi tomada pelas inundações, forçando a suspensão dos passeios. Além disso, o local é muito perigoso, não apenas pela temperatura quase insuportável, mas também pelos riscos de desabamento dos enormes cristais, que podem chegar a medir 11 metros e cortar facilmente com um simples toque humano.
De qualquer maneira, a caverna mortal foi uma descoberta tão surpreendente e bela que, segundo relatos daqueles que já passaram pelo local, parece coisa de outro planeta.

-
Loterias1 dia atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Finanças2 dias atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Saúde13 horas atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria
-
Agronegócio1 dia atrás
Bambu da sorte amarelado? Veja as causas e como recuperar a planta
-
Economia1 dia atrás
Agora é luxo: 6 itens aos quais a classe média brasileira não tem mais acesso
-
Bancos2 dias atrás
Saques em caixas eletrônicos: existe algum limite máximo de valor?
-
Agronegócio2 dias atrás
Confira dicas essenciais para podar limoeiros na época certa