Conecte-se conosco

Saúde

Pera é a mais nova aliada no combate ao câncer, segundo pesquisas

Pesquisas recentes revelam que a pera, além de ser uma fruta deliciosa e muito saudável, ainda ajuda a combater o câncer.

Publicado

em

A alimentação pode ajudar no tratamento de diversas doenças, inclusive o câncer. Uma dieta baseada no consumo de produtos saudáveis, como frutas e vegetais, tem se mostrado promissora no combate a tumores.

E a pera é um excelente exemplo disso. A fruta é rica em catequina, um antioxidante muito poderoso, e tem efeito positivo contra vários tipos de doenças.

As catequinas ajudam a reduzir a formação de coágulos de sangue e melhoram a saúde dos vasos. Além disso, têm efeito regulador na pressão sanguínea, ajudando a mantê-la baixa.

Alguns estudos acrescentam mais uma característica à pera: elas também podem auxiliar na prevenir câncer colorretal e de pulmão. Em 2007, autores de um artigo publicado na International Journal of Cancer associaram o consumo de maçãs e peras a uma menor incidência de câncer de pulmão.

Os resultados do estudo, que avaliou 478 mil pessoas, evidenciaram o consumo de frutas e vegetais como tendo um efeito protetor e redutor da incidência de câncer de pulmão em fumantes. Esse também é creditado à antocianina, um antioxidante já conhecido por diminuir a chance de formação e desenvolvimento de tumores que está presente na pera.

O mesmo efeito foi observado não só nos pulmões, mas também no trato digestivo, pois o composto também evita a formação de tumores no cólon.

Rica em vitamina C, a pera ainda é eficiente no combate aos radicais livres, que abrem caminho para doenças crônicas, causando efeito oxidativo rápido às células.

Sinais de câncer

Os sintomas do câncer diferem de acordo com o órgão ou tecido afetado, mas, de forma geral, algumas características são mais comuns, como dor, perda de peso e fadiga. O surgimento de nódulos em regiões como virilha, axilas e estômago também podem ser sinal do desenvolvimento de células cancerígenas.

Como esses também são sinais de outras doenças, o ideal é consultar um médico para avaliar os sintomas e receber um diagnóstico correto.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS