Conecte-se conosco

Economia

14º Salário do INSS vai ser liberado?

O projeto que prevê o pagamento do 14º salário segue parado e, dessa forma, ainda não se sabe quando o dinheiro vai ser liberado.

Publicado

em

14 Salário

Desde o ano passado existe a expectativa de ser liberado o 14º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar disso, muitos segurados ainda esperam por uma data de liberação. O projeto de lei do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) foi apresentado no ano passado.

Leia mais: Auxílio-gás: Tudo o que saiu até agora sobre o benefício

Quando 14º salário deve ser liberado?

A espera para a votação do 14º salário aos segurados do INSS é longa e cheia de expectativas. Isso porque o projeto de lei do 14º salário se propõe a ajudar os segurados diante da crise causada pela pandemia.

Nesse sentido, mesmo com a demora na votação, o benefício vem com a promessa de trazer um pouco mais de alívio.

Diante disso, com a demora pela votação do projeto, o texto passou por mudanças. Agora a previsão é pagar o salário extra do INSS nos próximos dois anos. Isso porque a correria maior agora é a aprovação da PEC dos Precatórios, essencial para garantir o pagamento do Auxílio Brasil.

O texto original previa o pagamento do valor proporcional ao 13º salário. Além disso, com correções nos anos seguintes com base na inflação.

De acordo com o projeto, o 14º salário é previsto para ser liberado para aposentados, pensionistas, assim como quem recebe auxílio-doença, reclusão, acidente ou pensão por morte.

Para ser liberado, o projeto de lei precisa avançar na Câmara dos Deputados. Ainda tem que passar por aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Em seguida, o projeto de lei para o pagamento do 14º salário aos segurados do INSS também tem que passar pelo Senado.

É só depois de todo esse processo que, por último, o projeto vai para sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS