Conecte-se conosco

Economia

14ºsalário do INSS: Aumentam as expectativas para novo pagamento em 2021

Propostas que tratam do tema foram expostas em forma de projeto de lei (PL) tanto no Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

Publicado

em

Com a antecipação do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pago em duas parcelas entre o meses de maio e julho, os aposentados e pensionistas aguardam a aprovação do 14º salário para desafogar as contas no final do ano.

Leia mais: Pix troco, saque offline e até sem saldo: 5 novidades anunciadas pelo BC

Atualmente, tramitam duas propostas que tratam do tema. Ambas a sugestões trazem como justificativa para os pagamentos a crise econômica acentuada pela pandemia da Covid-19. As propostas foram expostas em forma de projeto de lei (PL) tanto no Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

Propostas do 14º salário em andamento

A primeira, de autoria do deputado Pompeo Mattos (PDT-RS), determina o pagamento de um 14º salário do INSS de forma apenas emergencial, não fixa. Além disso, a proposta estabelece uma limitação no valor do benefício, que pode chegar a até dois salários mínimos, ficando acima de R$ 2 mil.

Já a segunda conta com autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). A medida trata o pagamento de um abono extra aos segurados da autarquia com o mesmo valor repassado durante a liberação do 13º salário, seguindo seus critérios e quantias.

Quem serão beneficiados?

Caso as propostas sejam aprovadas, a expectativa é de que recebam os recursos do programa: aposentados, pensionistas, beneficiários do auxílio-doença, beneficiários do auxílio-reclusão e beneficiários do auxílio-creche.

Por outro lado, ficariam de fora beneficiários de prestação continuada (BPC), quem recebe pensão mensal vitalícia, beneficiários do auxílio-suplementar por acidente de trabalho e amparados pelo previdenciário por invalidez do trabalhador rural.

Até o momento, não há data de liberação do 14º salário do INSS, isso porque a proposta exige apreciação no Congresso Nacional para entrar em vigor. Um dos empecilhos para as liberações tem a ver com a fonte de recursos para os programas, que ainda permanece indefinida.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS