Imposto de Renda - IRPF
2023 sem restituição: Sinal verde para a malha-fina ou apenas um delay?
E finalmente, os repasses referentes à restituição do IR (Imposto de Renda) tiveram início, mas a partir daí começa outra preocupação. Afinal, muitas pessoas têm dúvidas se houve alguma pendência nas suas declarações e se há riscos de cair na temida “malha fina“. Porém, é bastante fácil conferir isso e nós vamos falar mais sobre o tema.
Primeiramente, é bom relembrar o que é a malha fina. Em verdade, trata-se somente de uma análise mais criteriosa feita pelos fiscais da Receita Federal nas declarações que apresentarem informações divergentes ou demais problemas. Segundo o órgão, entre 5% a 7% dos documentos entregues anualmente acabam nessa situação.
Logo, há várias razões para que isso ocorra com uma declaração, e os motivos mais comuns vão desde valores informados de maneira incorreta, omissões de preenchimento e até mesmo erros simples de digitação, que poderiam ser facilmente evitados com uma revisão mais apurada.
Como descobrir se existe alguma pendência em seu nome?
Assim que uma documentação é enviada para o “Leão”, ela é analisada pelos sistemas da Receita Federal, que fazem a verificação dos dados e os comparam com informações fornecidas por outras empresas e pessoas. Por isso, se surge algum erro ou divergência, a declaração é retida, ou seja, entra na malha fina.
Assim, toda e qualquer papelada que se encontra nessa situação, automaticamente não é restituída até que as pendências sejam esclarecidas e ajustadas. Logo, para saber se você infelizmente se encontra nessa situação, será preciso realizar uma consulta no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual). Confira o passo a passo para tal:
- acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual);
- realize o login;
- escolha a opção “Meu Imposto de Renda” (Extrato da DIRPF);
- na aba “Processamento“ ou “Serviços do IRPF”, selecione o item “Pendências de malha”.
Por meio deste método, qualquer contribuinte ou contador responsável pode fazer a verificação se alguma declaração encontra-se retida e quais são os motivos para tal. A boa notícia é que nos casos de erros simples de preenchimento ou ausência de informações, basta enviar outro documento retificador.
Mas, existem também os casos em que o cidadão pode estar recebendo um termo de intimação fiscal, e aí a situação é um pouco mais séria. Isso significa que ele precisará apresentar comprovações das informações que foram declaradas.
Por fim, se no referido site aparecer uma mensagem escrita “Em Fila de Restituição”, é só aguardar pacientemente, pois isso indica que o seu Imposto de Renda já foi processado, porém, a restituição ainda não está disponível, mas isso deve ocorrer em breve.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio8 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças15 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer