Conecte-se conosco

Agronegócio

3 dicas para deixar seu cacto mais forte e bonito

Aprenda como cuidar dessas plantas da maneira correta.

Publicado

em

O cacto é um tipo de suculenta que aprendeu a se adaptar a ambientes extremos, com clima seco, temperaturas elevadas e solos pobres em nutrientes. Não obstante, essa espécie, apesar de muito resistente, caiu no gosto popular e tem sido muito utilizada para ornamentar casas, apartamentos, escritórios e outros, em condições de cultivo, muitas vezes, totalmente diferente do convencional. Dessa forma, nós vamos te mostrar algumas orientações sobre cuidados com cactos em ambientes fechados, e como deixar sua plantinha mais saudável, forte e bonita. Acompanhe!

Boa iluminação é essencial

A boa iluminação é sempre fundamental. Cactos não combinam com ausência de luz. Por isso, se você escolheu essa plantinha para sua casa ou apartamento, é imprescindível deixa-la em local com incidência de sol direto, pelo menos durante o período da manhã. A luz solar vai contribuir para que seu cacto cresça forte e saudável, sendo, pois, essencial para o cultivo.

Substrato com boa drenagem

Os cactos são plantas pouco exigentes com relação a qualidade do solo, bastando, contudo, que o substrato apresente boa drenagem, de modo que a água da rega não fique empossada – o que contribui para o aparecimento de fungos e bactérias, prejudicando, assim, o bom desenvolvimento das raízes. Portanto, monte um substrato composto de terra vegetal, areia e pedras. A areia e as pedras vão contribuir para que a terra não fique compacta.

Fique atento às regas

Os cactos habituaram-se a climas quentes e a longos períodos sem água, o que já se mostra perceptível analisando a estrutura física da planta. Apesar disso, não é porque seu cacto aprendeu a se adaptar a ambientes extremos que você tem que exigir o máximo dele, não é mesmo? Por isso, fique atento! Não há uma regra específica para as regas, vez que isso vai depender da espécie e da forma de cultivo. Por exemplo, quanto mais luz, mais água a planta precisa. Menos luz, menos água. Portanto, é sempre bom conferir se o substrato está muito seco. Você pode fazer isso, afundando o dedo no solo. Caso esteja seco demais, é hora de aguar. Agora, se estiver muito úmido, suspensa a rega por alguns dias.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS