Conecte-se conosco

Tecnologia

3 Erros cruciais que comprometem a segurança de suas fotos e documentos: Saiba como evitá-los!

Evite transtornos e adote medidas capazes de prevenir a perda de arquivos importantes. Para isso, manter a prática do backup em dia é essencial.

Publicado

em

Como economizar a bateria do celular?

É comum que as pessoas não se preocupem com o destino dos arquivos armazenados em seus dispositivo, a exemplo dos smartphones e computadores, em geral.

O imprescindível, no entanto, caso você não queira viver a situação chata de perder fotos e documentos importantes, é adotar medidas de prevenção.

Vamos supor que aconteça uma falha no computador ou que ocorra uma exclusão acidental de arquivos. Ter uma cópia de segurança é crucial, diante disso.

Vamos mostrar, a seguir, alguns dos principais erros de backup e algumas dicas importantes para fazer o armazenamento correto e minimizar as chances de transtornos futuros.

Três erros que colocam os arquivos em risco

1 – Não criar backups automáticos

O backup manual pode ser necessário ou solicitado, dependendo do caso, mas essa não é a realidade na maioria das vezes.

Por esse motivo, especialistas recomendam sempre ativar a opção automática. Além de evitar problemas, caso você esqueça de fazê-lo, é também um jeito de salvar os arquivos da maneira correta.

2 – Não ter um plano de armazenamento na nuvem

Se você é do tipo que retarda a criação de um plano de backup e procrastina ao máximo a tarefa de salvar os arquivos na nuvem, saiba que qualquer imprevisto pode causar uma tremenda dor de cabeça.

Se você não fizer os backups regulares, corre-se o risco de perder as últimas alterações feitas no arquivo. Sabemos, claro, que essa prática exige muito espaço no dispositivo.

O ideal é ter um plano de armazenamento na nuvem, seja pago ou gratuito, para garantir que nada de importante seja perdido.

3 – Esquecer as configurações dos aparelhos

Por fim, mas não menos importante, mesmo que você tenha feito o backup de maneira correta, é essencial saber quais são as configurações e senhas dos seus dispositivos (celular, computador, tablet e outros).

Se você esquecer dessas informações, pode ser que não consiga acessar aplicativos, configurar contas ou mesmo utilizar serviços on-line que exigem autenticação.

Especialistas recomendam manter os dados importantes anotados, como e-mail, senhas e nomes de usuários. Isso pode evitar que você tenha problemas quando precisar recorrer a algum de seus backups.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS