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Automobilística

4 acessórios PROIBIDOS que o brasileiro insiste em pôr no carro

Existem leis no Brasil que restringem certos acessórios nos automóveis, mas pouca gente sabe disso.

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Quando se trata de personalização de automóveis, os brasileiros não economizam na criatividade e no desejo de deixar seus carros com uma aparência única.

No entanto, muitos dos acessórios populares usados para isso podem gerar problemas legais e comprometer a segurança no trânsito; confira alguns a seguir!

4 itens de personalização proibidos em carros no Brasil

Alguns acessórios frequentemente instalados nos veículos no Brasil estão em desacordo com a legislação de trânsito e podem resultar em multas, perda de pontos na CNH e, em alguns casos, retenção do veículo. Confira abaixo alguns dos mais comuns.

1. Envelopamento

Envelopar o carro sem alterar o documento é uma prática irregular. Conduzir um veículo com a cor alterada é considerado infração grave, e o automóvel pode ser retido até que a situação seja regularizada.

2. Película G5

Outro acessório comum e proibido é a película G5, que proporciona apenas 5% de transparência.

Segundo a Resolução 989/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os vidros do veículo devem ter uma transparência mínima, e o uso de película ilegal resulta em multa e perda de pontos na CNH.

Customizar o carro pode gerar algumas multas – Foto: reprodução

3. Faróis falsos de xenônio

É proibida a instalação de faróis de xenônio em veículos que não possuam o item original de fábrica.

Somente automóveis que possuem o Certificado de Segurança Veicular emitido antes da data de publicação da resolução podem ter tais faróis.

Segundo o Contran, aqueles que forem flagrados com xenônio não original de fábrica após 2 de junho de 2011 podem receber multa por infração grave e ter o veículo retido até regularizar a situação.

4. Engate de reboque

Existe também o engate de reboque, uma verdadeira mania no país. Muitos motoristas instalam esse acessório, acreditando que ele pode proteger o veículo em caso de colisão traseira.

No entanto, o engate de reboque não é um equipamento de proteção contra acidentes e, além disso, nem todos os automóveis estão habilitados a receber o item.

Veículos sem a capacidade para tracionar reboques, mas com o engate instalado, estão sujeitos a multas e outras penalidades.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

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