Conecte-se conosco

Agronegócio

4 vegetais que podemos cultivar em locais pequenos

Não deixe de conferir a lista das espécies que você pode plantar em qualquer cantinho da casa!

Publicado

em

Se você tem planos de fazer uma hortinha em casa, mas dispõe de pouco espaço, saiba que, ainda assim, é perfeitamente possível. Além de econômico, cultivar seus próprios legumes e hortaliças vai te proporcionar uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos, e tendo à disposição, comida sempre fresquinha. E isso parece ótimo, não é? Dessa maneira, separamos uma lista com quatro hortaliças que você pode plantar em pequenos lugares. Confira!

Cebola

Antes de mais nada, vale ressaltar que ainda que você tenha pouco espaço, é muito importante que a luminosidade seja boa, visto que hortaliças e leguminosas em geral necessitam da incidência de sol direto. É o caso da número um da lista, a cebola. É possível cultivar cebolas em vasos, desde que recebam bastante sol.

O substrato, por sua vez, deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem de água. Ademais, o solo deve ser regado com frequência, de modo que fique um pouco úmido. Existe uma grande variedade de cebolas, todas de fácil cultivo, portanto, escolha aquela de sua preferência, dispensando sempre os cuidados básicos para o bom desenvolvimento da planta.

Dicas para produtividade da cebola, Foto: Pexels.

Alface

A alface pode, sim, ser cultivada em vasos, desde que os recipientes tenham tamanho razoável e que haja incidência de luz direta. O substrato para plantio dessa espécie também há de ser rico em matéria orgânica. Para isso, basta que se adicione à terra, húmus de minhoca ou esterco curtido. Os pés de alface crescem rapidamente e é possível consumir este alimento em até 45 dias depois do plantio.

Tomate-cereja

Os tomates também podem ser facilmente cultivados em vasos e jardineiras. Não são exigentes, e sim, muito versáteis. Todavia, requerem os cuidados básicos do cultivo convencional: substrato fértil, condições boas de luminosidade e rega frequente. Como essa espécie de tomate se desenvolve mais rápido do que a convencional, os frutos são consideravelmente menores, contudo, muito gostosos e adocicados.

Pimenta de cheiro

As pimentas de cheiro ficam lindas em vasos, e além de servirem de alimento, vão ornamentar e proteger seu lar, vez que muitos supersticiosos acreditam que as pimenteiras são amuletos contra a inveja e o mau olhado. Ademais, as mudas podem ser adquiridas em qualquer viveiro, mercado ou floricultura, algumas de tamanho já bem desenvolvido. Assim, basta replantar a pimenteira em vaso apropriado, terra fértil e com boa drenagem.  

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS