Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

4º lote do IR 2023: Notícia que vai alegrar seu bolso

Novo lote da restituição do IR deve ser pago em breve. Portanto, o contribuinte deve estar atento para o caso de integrar os chamados grupos prioritários.

Publicado

em

imposto de renda

Muitos brasileiros estão ansiosos para receber a tão aguardada restituição referente ao Imposto de Renda de 2023. Tais valores devem ser pagos em até o 5º lote, segundo informações da Receita Federal. Assim, a primeira leva de repasses teve a sua liberação a partir da data de 31/05, a segunda em 30/06 e a terceira ocorreu em 31/07.

Porém, neste momento, o aguardo refere-se ao pagamento do 4º lote. Nesse sentido, as pessoas que entregaram a documentação até o dia 10/05, podem estar se encaixando no primeiro lote. Lembrando que os procedimentos seguem um critério de prioridade que leva alguns fatores especiais em consideração.

Assim, aqueles que entregaram suas declarações depois da referida data citada anteriormente, devem receber suas restituições nos lotes seguidos, caso possua direito a restituição.

Esse é outro ponto importante a ser tratado, uma vez que não é todo o contribuinte que possui direito a devolução de cifras. Os pagamentos referem-se à seguinte lógica:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Repasses das restituições de 2023 devem seguir ordem prioritária

Com o intuito de atribuir uma ordem, bem como tratamento justo no processo de recebimento das restituições, o poder público definiu que os depósitos seguirão alguns critérios de prioridade.

Nesse sentido, algumas pessoas terão prerrogativas estipuladas, de como que serão contempladas antes de outras. A composição desses grupos específicos diz respeito a seguinte ordem:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
  • Contribuinte cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e quem escolheu a restituição por Pix;
  • Demais contribuintes.

Por fim, vale salientar que a grande inovação deste ano é que as pessoas poderão ter acesso aos valores do Imposto de Renda através do PIX. Todos os que optarem por essa alternativa devem ter a sua chave cadastrada com o mesmo número do CPF que consta no documento de declaração.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS