Imposto de Renda - IRPF
A Receita está de olho: novo 'Meu Imposto de Renda' aponta declarações omitidas
Muitas pessoas ainda não sabem, mas desde o dia 07/07, o aplicativo da Receita Federal, chamado “Meu Imposto de Renda”, passou a exibir os débitos de contribuintes inadimplentes com o órgão fiscal, caso houvesse alguma pendência.
Segundo fontes oficiais, os dados relacionados à omissão serão mostrados apenas para aqueles que são obrigados a declarar seus rendimentos, mas por algum motivo não o fizeram. O objetivo dessa atualização é facilitar a regularização dos devedores e incentivar os cidadãos a estarem sempre em dia com suas obrigações fiscais.
Como funciona essa nova ferramenta no aplicativo?
Ao acessar o “Meu Imposto de Renda”, você ou seu contador poderão ter acesso a várias informações importantes sobre a declaração e os valores relativos ao referido tributo. Além de verificar se há custos a serem acertados, você também poderá ver o motivo desses custos e poderá fazer sua declaração atrasada, utilizando os dados obtidos lá.
Dessa forma, essa inovação permitirá um melhor entendimento sobre os fatores envolvidos nas cobranças e nas acusações de atraso, facilitando para o contribuinte questionar algo, caso ache que está sendo exigido indevidamente ou que não se aplica à sua situação.
De acordo com José Carlos Fonseca, Supervisor Nacional do Imposto de Renda, essa novidade é um grande avanço para os serviços fiscais do país, representando um novo passo na modernização do sistema tributário brasileiro e um enorme progresso na unificação dos serviços prestados por meio da plataforma “Meu Imposto de Renda”.
Então, a partir de agora, quando quiser consultar sua situação perante a Receita, basta usar o aplicativo e verificar tudo sem burocracia ou problemas. Vale lembrar que todos aqueles que obtiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2022 ou investiram na Bolsa de Valores também eram obrigados a declarar.
Enfim, se você ainda não fez isso, é melhor se apressar para regularizar sua situação o quanto antes, pois existem punições bastante rigorosas para os cidadãos que tentam burlar o fisco e sonegar valores, por menores que sejam!

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]