Conecte-se conosco

Finanças

5 anos? Saiba em quanto tempo uma dívida deixa de existir?

Cerca de 60 milhões de brasileiros de diversas idades estão com os nomes negativados, segundo o Serasa.

Publicado

em

Você já deve ter escutado que uma dívida caduca! E quando se trata deste tema, muitas são as perguntas: em quanto tempo uma dívida caduca? depois de um determinado tempo sem efetuar o pagamento, o débito deixa de existir e nome sai dos órgãos de proteção ao crédito?

Essa é uma dúvida muito comum no dia a dia dos consumidores. Cerca de 60 milhões de pessoas de diversas idades estão com os nomes negativados atualmente, segundo o Serasa.

Entenda o prazo de 5 anos

Após 5 anos, muitos brasileiros acreditam que as dívidas não pagas deixam de existir. No entanto, é um engano pensar desta forma. Isso ocorre, pois, segundo o Código de Defesa do Consumidor, toda dívida tem um prazo máximo para ser cobrada.

É importante saber que a conta não desaparece. Não é porque seu nome não está mais negativado nos órgãos de proteção de crédito como Serasa, SPC, Boa Vista que a dívida some do sistema do devedor.

Leia Mais: Está negativado? Nova lei beneficia consumidor e ajudar a pagar dívidas

Vale a pena esperar o período de cinco anos?

Não é aconselhável esperar esse período. Além dos problemas durante os cinco anos iniciais da dívida, onde você terá uma série de restrições, ainda existem muitas outras coisas que você precisa pensar.

Se sua dívida ficará registrada para sempre no Banco Central, as suas chances de conseguir crédito se tornam muito baixas. E se você precisar de dinheiro para uma emergência pode ser que tenha muitas dificuldades no momento de adquirir crédito com as instituições financeiras.

Tire suas dúvidas:

Em quanto tempo uma dívida caduca?

Uma dívida caduca em cinco anos, pois esse é o prazo máximo determinado pelo Código de Defesa do Consumidor para que seu nome ou CPF seja negativado.

Na prática, o que ocorre com a dívida quando ela caduca?

Seu nome sai da base de dados dos serviços de proteção ao crédito. Ou seja, quem consultar seu nome nesses serviços não vai encontrar nenhuma pendência, mas se sua dívida for com uma instituição financeira ela ainda fica registrada no Serasa.

O nome sai dos órgãos de proteção ao crédito?

Sim. Quando uma dívida prescreve, significa que a pessoa ou a empresa que você deve perde o direito de realizar a cobrança judicialmente. Isso não quer dizer que o credor não pode cobrar a dívida.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS