Conecte-se conosco

Finanças

5 dicas para ajudar a quitar dívidas e sair do vermelho em 2021

O guia pode te auxiliar a pagar as contas, organizar o orçamento e ter uma vida financeira saudável no ano que inicia.

Publicado

em

Prescrição de dívidas

A cada ano surgem novas promessas de uma vida renovada e cheia de conquistas. No ritual de avaliação do ciclo passado e estabelecimento de metas para o que se inicia, entram as metas financeiras. Sair do vermelho e seguir uma vida financeira saudável é uma delas e para te ajudar com isso elaboramos este guia. 

A primeira dica é a de que você compreenda suas dívidas, analisando tudo que há por trás delas. Para isso, é necessário consultar quais as contas em aberto, taxas de juros sendo pagas, vencimentos e quanto tempo está inadimplente. Talvez seja interessante criar uma planilha para compreender esses dados, podendo vê-los com clareza e priorizar os que forem mais importantes.

Depois, defina por onde quer começar a pagar suas contas, pois tempo representa sim dinheiro. Dessa forma, o percentual de parcelas em atraso será proporcional aos juros a serem pagos. Por isso, pode ser interessante adotar as estratégias avalanche, dando prioridade aos acordos com juros mais elevados, ou bola de neve, cujo critério é o acumulado não pago.

Outra ação que pode trazer retorno satisfatório é o corte de gastos, até mesmo os pequenos. Reduzir ou tirar pacote de serviços não essenciais, como da TV por assinatura, podem contribuir com dinheiro da parcela de dívidas. Mais uma vez é destacada a importância de se ter um orçamento com as despesas bem delineadas, compreendendo para onde vai todo seu dinheiro.

Também, é relevante estabelecer um prazo para pagar as suas dívidas em cima de quanto é viável poupar por mês. Inclusive, defina um tempo para finalizar esses pagamentos. Para isso, evite fazer novas dívidas, corte até 10% das despesas mensais, procure ter uma renda extra e liquide as dívidas com juros mais elevados até o final do segundo mês. 

Por fim, aproveite e renegocie todas as contas que estiverem ao seu alcance, aproveitando das melhores taxas e condições de pagamento. Vá atrás da instituição financeira que está devendo e observe as propostas que mais condizem com seu bolso.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS