Conecte-se conosco

Empresas

99 lança ferramenta para evitar fraudes nas corridas

Novidade do aplicativo de transporte começa a funcionar no próximo dia 17. Ela terá versão simples e Premium, a depender das informações do cadastro.

Publicado

em

A 99, um dos aplicativos de transporte mais utilizados no Brasil, anunciou nessa quarta-feira (9) as novidades da plataforma em relação à segurança. De modo geral, ela se prepara para tentar evitar as possíveis fraudes durante as corridas.

Entre as inovações, o destaque principal é o novo Selo de Verificação, que tem duas categorias distintas: Selo Essencial e Selo Premium. Eles vão dar maior tranquilidade tanto ao motorista quanto ao passageiro.

Diferenças

O Selo Essencial é o mais básico, como o próprio nome diz. Ele é obtido a partir da inserção do nome e do CPF do cliente, e aparece na tela do motorista com o símbolo de um escudo azul. Se a pessoa optar por informar somente o CPF ou o cartão, o escudo ficará cinza.

Já o Selo Premium será dado a quem tiver um cadastro mais completo no aplicativo. Nesse caso, será exigida até mesmo uma foto do rosto, que será validada por meio de Inteligência Artificial.

Vale destacar que, para evitar qualquer tipo de preconceito ou recusa do motorista, a foto só aparecerá para ele, depois de aceitar a corrida. Assim que o trajeto for iniciado, ela desaparecerá da tela de visualização.

Essa funcionalidade, segundo a 99, foi muito bem recebida e aprovada pelos motoristas. Cerca de 90% deles relataram uma sensação de maior segurança.

Cruzamento de dados

A verificação e validação da foto, no caso dos selos Premium, será possível graças a um cruzamento de dados de bases documentais, como RG, CNH e outras ferramentas.

Essa é uma forma de assegurar que a pessoa que está fazendo o cadastro é, realmente, quem aparece na foto. Se os dados não coincidirem com o que consta nas bases públicas, o usuário não receberá o selo Premium.

A ferramenta do aplicativo possibilita que o usuário tire um foto na hora do cadastro ou selecione alguma imagem na galeria do celular. É preciso, no entanto, que a foto seja de rosto, pois a Inteligência Artificial pode negar a imagem, caso ela seja de um objeto.

Disponibilidade

Os selos de verificação da 99 estarão funcionando a partir de 17 de agosto. Fora isso, os usuários poderão conferir as próprias notas de avaliação a partir do dia 24, o que é uma novidade, já que essa informação não é disponibilizada hoje.

A empresa diz ter investido R$ 40 milhões só este ano para aumentar as ferramentas de segurança do app. Além dos selos, existem também chats on-line, compartilhamento de corrida, mapeamento de áreas de risco, e outras.

Ao que tudo indica, essa variedade de opções tem gerado um efeito positivo. Só no primeiro semestre deste ano, houve uma redução de 34% nos incidentes relatados na plataforma.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS