Tecnologia
INSS também se torna adepto do trabalho remoto para tentar reduzir filas
Torna-se obrigatória a perícia médica para a avaliação de solicitações dos benefícios do INSS, ou para a prorrogação destes para quem já é beneficiário.
O prazo para as perícias médicas por meio remoto foi prorrogado até 30 de junho pelo INSS. O Instituto está realizando testes desde janeiro em algumas entidades parceiras para poder cumprir uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União).
Leia também: INSS: Assegurados com diabetes podem solicitar a aposentadoria
O atendimento remoto já é uma realidade em muitas ocasiões para os brasileiros, e o INSS passou a aplicar esta modalidade para tentar reduzir a fila de espera pelos benefícios.
Em entrevista, a advogada presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário) e da Comissão de Direito Previdenciário da OAB, Adriane Bramante, destaca que o projeto é benéfico para os segurados. “É uma realidade que a gente não tem como voltar atrás e precisa expandir. Há muitas agências no país que não têm peritos, longe do segurado, e que acabam dificultando o acesso”, afirma Bramante.
Já para a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) a medida não parece ser tão eficaz, e sua implementação é considerada antiética.
Hoje, a perícia médica remota é feita em cooperação com pelo menos dez municípios do Brasil: Francisco Morato (SP), Minas Novas (MG), Vassouras (RJ), Santo Augusto (RS), Olhos D’Água das Flores (AL), Corrente (PI), Pedro Gomes (MS), Ji Paraná (RO), Lábrea (AM) e Botas de Macaúbas (BA).
Torna-se obrigatória a perícia médica para a avaliação de solicitações dos benefícios do INSS, ou para a prorrogação destes para quem já é beneficiário, tais como:
• Auxílio-acidente;
• Auxílio-doença;
• BPC (Benefício de Prestação Continuada);
• Aposentadoria por invalidez.
O objetivo do procedimento é comprovar a existência de doença incapacitante, limitação funcional ou deficiência do segurado.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia2 dias atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia11 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia17 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?