Tecnologia
INSS também se torna adepto do trabalho remoto para tentar reduzir filas
Torna-se obrigatória a perícia médica para a avaliação de solicitações dos benefícios do INSS, ou para a prorrogação destes para quem já é beneficiário.
O prazo para as perícias médicas por meio remoto foi prorrogado até 30 de junho pelo INSS. O Instituto está realizando testes desde janeiro em algumas entidades parceiras para poder cumprir uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União).
Leia também: INSS: Assegurados com diabetes podem solicitar a aposentadoria
O atendimento remoto já é uma realidade em muitas ocasiões para os brasileiros, e o INSS passou a aplicar esta modalidade para tentar reduzir a fila de espera pelos benefícios.
Em entrevista, a advogada presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário) e da Comissão de Direito Previdenciário da OAB, Adriane Bramante, destaca que o projeto é benéfico para os segurados. “É uma realidade que a gente não tem como voltar atrás e precisa expandir. Há muitas agências no país que não têm peritos, longe do segurado, e que acabam dificultando o acesso”, afirma Bramante.
Já para a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) a medida não parece ser tão eficaz, e sua implementação é considerada antiética.
Hoje, a perícia médica remota é feita em cooperação com pelo menos dez municípios do Brasil: Francisco Morato (SP), Minas Novas (MG), Vassouras (RJ), Santo Augusto (RS), Olhos D’Água das Flores (AL), Corrente (PI), Pedro Gomes (MS), Ji Paraná (RO), Lábrea (AM) e Botas de Macaúbas (BA).
Torna-se obrigatória a perícia médica para a avaliação de solicitações dos benefícios do INSS, ou para a prorrogação destes para quem já é beneficiário, tais como:
• Auxílio-acidente;
• Auxílio-doença;
• BPC (Benefício de Prestação Continuada);
• Aposentadoria por invalidez.
O objetivo do procedimento é comprovar a existência de doença incapacitante, limitação funcional ou deficiência do segurado.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?