Conecte-se conosco

Finanças

INSS: Assegurados com diabetes podem solicitar a aposentadoria

Existem algumas restrições quanto a “aposentadoria por invalidez”, sendo necessário, que o solicitante cumpra alguns requisitos. Confira!

Publicado

em

Se você, assegurado pelo INSS, sofre de alguma doença crônica e possui dúvidas se pode ou não se aposentar por invalidez, confira abaixo as informações necessárias.

Veja também: Será debatido o 14º salário para aposentados do INSS

Sim, em casos de doenças como diabetes, o assegurado pode se aposentar por invalidez, tendo em vista, a condição que o impede de executar as funções essenciais de seu trabalho, por exemplo, um problema de visão ocasionado pela própria doença.

Para adquirir o benefício, é preciso, primeiramente, passar por uma perícia médica do INSS, onde nela será analisado todos os documentos e questões de saúde, para que assim, confirme a sua inaptidão.

Existem algumas restrições quanto a “aposentadoria por invalidez”, sendo necessário, que o solicitante cumpra os seguintes requisitos:

– Obter incapacidade total e permanente devidamente comprovada através de uma perícia médica feita no INSS ou em outro órgão público que você trabalha, precisando ainda, constar a informação correspondente à inaptidão dessa e outras atividades profissionais;

– Cumprir carência mínima de 12 meses;

– Estar exercendo serviço para algum órgão público ou estar contribuindo para a presidência privada no ato da incapacidade ou no período de qualidade dos assegurados.

Ao solicitar o benefício, é importante estar com todos os documentos exigidos, em mãos, como por exemplo atestados médicos, relatórios, exames, laudos, receita de medicamentos e prontuários.

Por fim, para concluir o procedimento, basta agendar a perícia médica através do aplicativo ‘’Meu INSS ‘’ e escolher o horário e a data disponível, comparecendo presencialmente ao local deferido, junto da documentação.

Outra alternativa, é pelo contato telefônico 135, o qual funciona de segunda a sábado das 7h às 22h.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS