Conecte-se conosco

Economia

Alimentos juninos ficam mais caros este ano

Ao que tudo indica, as festas juninas neste ano irão sofrer as consequências da inflação. Confira aqui essa problemática!

Publicado

em

O Brasil está passando por uma forte inflação que foi ocasionada, majoritariamente, por dois fatores, sendo estes: o modo como o governo lidou com a pandemia da covid-19 no território nacional e, mais recentemente, o conflito que está ocorrendo no leste europeu entre Rússia e Ucrânia.

Veja também: O efeito dominó que causa a inflação: entenda!

De fato, essa problemática irá refletir diretamente na população que está esperando comemorar a festa junina neste mês, uma vez que os principais alimentos utilizados nessa comemoração obtiveram um aumento de preços acima da inflação acumulada nos últimos doze meses.

Esses dados são evidenciados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), um levantamento feito com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), produzido pela própria Fundação.

Dessa forma, de acordo com o indicador, o preço médio dos ingredientes juninos subiu 13,12%, na medida em que a inflação ao consumidor, conforme aponta o IPC Mensal ficou na casa dos 10,08%.

Além disso, de acordo com a FGV, os pratos ditos como “típicos” das festas como o caldo verde irão custar muito mais caro do que nos anos anteriores. Por exemplo, a batata inglesa teve alta de 71,35% nos últimos doze meses, e é a maior alta desses alimentos.

Destarte, de acordo com o economista da FGV e coordenador do IPC, Matheus Peçanha, as complicações climáticas tem muito haver com esse aumento também.

Nesse último choque, chuvas torrenciais nos meses de verão impactaram quase todas as culturas de hortifrútis, por isso vimos uma escalada de preços absurda nos últimos 4 ou 5 meses de itens tão básicos como o tomate e a cenoura, que foram os protagonistas desse período, mas também de itens importantes dessa lista como a batata, a couve e a maçã”, aponta Matheus Peçanha.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS