Conecte-se conosco

Agronegócio

Jardinagem: Como plantar flor em vaso?

Confira dicas importantes para cultivar plantas em vasos, utilizando assim pouco espaço na sua casa e mantendo o contato com a natureza.

Publicado

em

Ao cultivar plantas e flores em casa, você vai perceber que seu aroma natural é uma das melhores coisas que existem. O contato diário com a natureza é essencial para a nossa vida. Além disso, acaba se tornando uma terapia, pois é necessário que haja uma disciplina para cultivar as plantas e fazer com que elas cresçam de maneira saudável. 

Leia também: Aprenda a atrair minhocas para o seu jardim

Entretanto, uma das coisas que mais dificulta o plantio é o espaço disponível para o cultivo das plantas. Por isso, hoje vamos mostrar como cultivar plantas em vasos, utilizando assim, pouco espaço na sua casa e mantendo o contato com a natureza.

Para o cultivo de plantas em vaso, é necessário ter:

  • Vaso;
  • Espécie de planta de sua escolha;
  • Cascalho de pedra;
  • Papel de revista;
  • Substrato vegetal.

Como cultivar?

O primeiro passo para cultivar flores em um vaso é colocar uma camada de cascalho no fundo do recipiente. Essa camada de drenagem ajuda a manter o solo úmido, mas não encharcado. No cascalho, coloque papel de revista ou uma manta de drenagem. Sua função é evitar que a lama escorra pelos orifícios no fundo do pote. 

Adicione substrato vegetal e plante suas espécies favoritas. Em seguida, regue as plantas. As plantas ao ar livre podem resistir à luz solar, ar, sujeira, chuva, vento e calor, por isso é essencial o uso de vasos feitos de materiais de alta qualidade, como cerâmica, madeira de alta qualidade, cimento ou fibra de vidro. 

O que plantar no mesmo vaso?

Antes de montar um vaso com mais de uma espécie, pesquise se as plantas se dão bem juntas. Especiarias e vegetais que têm as mesmas necessidades de luz, água e tempo de plantio quase sempre podem ser consideradas plantas companheiras. 

Isso porque as espécies que possuem as mesmas necessidades se ajudam entre si. Já as plantas diferentes umas das outras acabam influenciando e favorecendo suscetíveis pragas. Fique atento!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS