Conecte-se conosco

Economia

Depois de Marinho sinalizar risco de desabastecimento de água potável, Ministério da Economia promete recursos a carro-pipa

Ministro do Desenvolvimento Regional destacou a necessidade de 142 milhões de reais para o projeto até o fim deste ano.

Publicado

em

O Ministério da Economia disse nesta sexta-feira que enviará um pedido de crédito suplementar para a Operação Carro-Pipa ao Congresso, por causa do risco iminente de interrupção de água potável por falta de recursos. A iniciativa fornece de água potável na região do semiárido nordestino.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, alertou em ofício o titular da Economia, Paulo Guedes, apontando “premente suspensão no fornecimento, já a partir do dia 18 de setembro, o que pode causar irreparáveis prejuízos à população assistida e aos profissionais civis envolvidos”.

Marinho também pontuou a necessidade de 142 milhões de reais para o projeto até o fim de 2020.

A Operação Carro-Pipa é uma cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa, com orçamento previsto de 467 milhões de reais para este ano, e que também atende a região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Um projeto de lei de crédito suplementar “que está em fase de conclusão” será enviado ao Congresso, afirmou o Ministério da Economia sem detalhar o calendário.

Outras despesas terão que ser suspensas para dar lugar ao novo gasto, caso contrário, a regra do teto de gastos será desrespeitada. O Ministério da Economia já firmou que os cortes serão na reserva de contingência primária.

Em 2020, governo foi autorizado pelo Congresso a utilizar recursos extraordinários sem obediência ao teto, desde que esses gastos fossem associados ao enfrentamento da pandemia de coronavírus. Com já fazia parte do Orçamento original, a Operação Carro-Pipa não pode ser enquadrada nessa regra.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS